Matérias
Reprodução
Iniciativa é uma promessa de campanha do prefeito Sandro Mabel e entra em vigor na primeira semana de sua gestão
Goiânia libera circulação de motos em corredores de ônibus a partir de segunda-feira
04/01/2025, às 13:47 · Por Redação
A partir da próxima segunda-feira, 6, motociclistas poderão trafegar pelos corredores exclusivos de ônibus em Goiânia. A iniciativa, uma promessa de campanha do prefeito Sandro Mabel (UB), entra em vigor na primeira semana de sua gestão. O lançamento oficial será marcado pela presença do próprio prefeito, que pilotará uma moto às 8h para dar início à medida.
Dez corredores foram mapeados para implementar o projeto nos primeiros cem dias de governo. Contudo, conforme o secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio de Abreu, apenas seis serão liberados na próxima semana, priorizando vias com maior fluxo.
Corredores liberados a partir de segunda-feira, 6:
- Avenida T-63
- Avenida T-7
- Avenida T-9
- Avenida 85
- Avenida Universitária/Rua 10
- Avenida Assis Chateaubriand
Corredores em fase de adaptação:
- Avenida Mutirão/Castelo Branco
- Avenida 24 de Outubro
- Avenida Mangalô
- Avenida 136
A proposta também prevê a inclusão futura do Eixo Anhanguera, mas o BRT Norte-Sul continuará restrito, pois sua regulamentação é determinada por legislação federal.
Regras para segurança
Para garantir a segurança no compartilhamento das vias, a circulação das motos será regida por regras específicas:
- Proibido o embarque ou desembarque de passageiros nos corredores;
- A entrada só será permitida em faixas seccionadas ou em cruzamentos;
- Ultrapassagens em faixas contínuas ou pela direita são proibidas;
- Motos devem circular exclusivamente no lado direito da faixa.
“Meus colegas motociclistas, tenham juízo. Vamos fazer com atenção a entrada e saída na faixa. Tenho certeza de que vai ter muito menos acidentes do que eles andando no meio da rua, trançando no meio dos carros”, alertou o prefeito Sandro Mabel.
Intervenções
A gestão municipal também está investindo em melhorias no trânsito. Na última quinta-feira, 2, intervenções na Avenida Jamel Cecílio com a Rua PL4, no Jardim Goiás, incluíram a retirada de semáforos e a instalação de sinalização para pedestres. Nos próximos cem dias, a meta é adequar 100 quilômetros de vias, alcançando 250 km até o final de 18 meses.
Entre as ações previstas estão a remoção de semáforos e estacionamentos, além da criação de terceiras faixas para dar mais fluidez ao tráfego, com prioridade para os ônibus. A decisão de liberar os corredores de ônibus para motos será acompanhada de um estudo para monitorar os impactos na segurança viária. Dados sobre acidentes nos corredores nos últimos anos serão analisados para avaliar se a medida reduz ou agrava o número de ocorrências.
Política Sandro Mabel Motos Corredores de Ônibus Prefeitura de Goiânia Goiás,