Poder Goiás
Goiânia, 01/05/25
Matérias
Alex Malheiros

Prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, inicia uma série de mutirões de limpeza na cidade, prometendo que a capital terá um novo visual até abril

Mabel lança mutirões de limpeza para transformar Goiânia até abril

04/01/2025, às 08:14 · Por Redação

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), inicia uma série de mutirões de limpeza na cidade, prometendo que a capital terá um novo visual até abril. A primeira ação ocorre neste sábado, 4, na Avenida Mangalô, Setor Morada do Sol, na praça da feira do bairro, ao lado da Escola Municipal Leonísia Naves de Almeida. Durante sua posse, no dia 1º de janeiro, Mabel convocou moradores e vereadores para integrar as atividades. “O lixo em alguns meses vai ser problema do passado. Iniciaremos com mutirões de limpeza na cidade toda e precisaremos da ajuda dos vereadores. Goiânia vai voltar a ser bonita, limpa e motivo de orgulho para todos nós”, afirmou.

O mutirão contará com a participação de várias secretarias, como Saúde (SMS), Infraestrutura Urbana (Seinfra), Educação (SME), Comunicação (Secom), Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) e a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). O trabalho envolve troca de lâmpadas, desobstrução de bocas de lobo, operação tapa-buracos e remoção de entulhos. A Seinfra confirmou a mobilização de dez equipes para o serviço de tapa-buracos.

Além disso, o combate ao Aedes aegypti será intensificado com a atuação de mais de 700 agentes de endemias. “Vamos trabalhar simultaneamente com o mutirão para reduzir os focos do mosquito e os casos de dengue na capital”, destacou o prefeito. Mabel reconheceu as dificuldades iniciais, mas garantiu que os mutirões ganharão força nas próximas semanas. Ele estimou que a operação de limpeza, que inclui pintura de meio-fio e roçagem, deve custar cerca de R$ 300 milhões até abril. “Vamos gastar para tirar essa sujeira toda e arrumar a cara da cidade. É um investimento necessário”, explicou.

O Consórcio Limpa Gyn também participará da iniciativa com 20 equipamentos e 60 profissionais para a remoção de entulhos. Diretor do consórcio, Renan Andrade afirmou ao jornal O Popular que estão sendo mapeados os pontos críticos da região para priorizar o trabalho.

Voluntariado
Para ampliar o alcance dos mutirões, a Prefeitura publicou na quinta-feira, 2, um decreto que regulamenta a participação de voluntários e a cessão de equipamentos por empresas e pessoas físicas. O documento permite que máquinas, veículos e outros itens sejam cedidos sem contrapartida financeira, desde que haja um termo formal especificando o uso e as condições de manutenção. 

O decreto também incentiva o voluntariado individual, que será reconhecido por meio de um Certificado de Participação Voluntária em Ações de Limpeza Urbana, emitido pela Amma. “Esse certificado pode ser usado como comprovação de responsabilidade social e ambiental perante terceiros, incluindo órgãos de certificação e programas de sustentabilidade”, detalha o texto, que também prevê a realização de campanhas públicas para mobilizar a população e atrair empresas para apoiar os mutirões.


Política Mutirões Sandro Mabel Prefeitura de Goiânia Goiás,