Matérias
Reprodução
Projeto busca desobstruir vias principais com intervenções no trânsito, incluindo mudanças na Avenida Jamel Cecílio e permissão para motocicletas em faixas exclusivas
Motos poderão circular em corredores de ônibus a partir de segunda-feira, 6, diz Mabel
03/01/2025, às 08:23 · Por Redação
Em entrevista nesta quinta-feira, 2, o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), anunciou que, a partir da próxima segunda-feira, 6, motocicletas poderão utilizar corredores preferenciais e exclusivos de ônibus do transporte coletivo. A medida, que exclui o BRT Norte-Sul, faz parte de um conjunto de intervenções destinadas a melhorar a fluidez no trânsito da capital.
O anúncio foi feito durante o lançamento do projeto para desobstrução das vias arteriais, no qual também foi apresentada a nova nomenclatura da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, agora chamada Secretaria de Engenharia de Trânsito. Titular da pasta, Tarcísio de Abreu, acompanhou o prefeito na coletiva.
A circulação das motos nos corredores de ônibus terá início às 8h da segunda-feira, e o prefeito promete participar do lançamento conduzindo uma motocicleta. Mabel também indicou que a liberação poderá incluir o Eixo Anhanguera, apesar de algumas resistências. "Nosso secretário de trânsito está aqui. Nós já discutimos na rua. Ele não quer deixar [as motos] andarem no Eixo Anhanguera, mas vai andar sim", afirmou.
Sobre o BRT Norte-Sul, o prefeito destacou que há uma legislação federal que regula o uso das faixas, e a viabilidade da inclusão será analisada pela Procuradoria do Município.
Mabel anunciou ainda que um estudo será realizado para medir o impacto da medida nos índices de acidentes em corredores exclusivos. "Meus colegas motociclistas, tenham juízo. Vamos fazer com atenção a entrada e saída na faixa. Tenho certeza de que vai ter muito menos acidentes do que eles andando no meio da rua, trançando no meio dos carros", enfatizou.
Intervenções em vias
O projeto de desobstrução do trânsito começou com a retirada de semáforos na Avenida Jamel Cecílio, no cruzamento com a Rua PL4, no Jardim Goiás. Segundo Tarcísio de Abreu, outras mudanças estão previstas para os primeiros cem dias de governo, incluindo ajustes na Avenida 136. Ao longo de 18 meses, o plano prevê adequações em 250 km de vias urbanas, sendo 100 km somente nos primeiros três meses.
As ações incluem a remoção de semáforos, eliminação de estacionamentos, ampliação de faixas e priorização do transporte público. Dez corredores principais foram identificados como prioritários para receber as melhorias. "Vamos fazer aproximadamente mais de 14 intervenções nesse trecho, com semáforos inteligentes, tecnologia de ponta e medidas que garantam fluidez e segurança ao trânsito", destacou o secretário.
Política Mobilidade Prefeitura de Goiânia Engenharia de Trânsito Sandro Mabel,