Matérias
Divulgação - Prefeitura de Goiânia
Prefeito Sandro Mabel inicia mandato com foco em saúde, limpeza urbana e educação, prometendo ações imediatas e cortes de gastos públicos
Sandro Mabel assume Prefeitura de Goiânia e anuncia medidas emergenciais para enfrentar crises
01/01/2025, às 18:50 · Por Redação
O empresário Sandro Mabel (União Brasil) tomou posse nesta quarta-feira, 1º de janeiro, como novo prefeito de Goiânia, após ser eleito com mais de 350 mil votos no segundo turno. A vice-prefeita, Coronel Cláudia Lira (Avante), também foi empossada, junto aos 37 vereadores que compõem a 20ª legislatura da Câmara Municipal.
A cerimônia contou com a presença de lideranças políticas, como o vice-governador Daniel Vilela, parlamentares e membros do Judiciário. Em seu discurso, Sandro Mabel adiantou as primeiras medidas de sua gestão, que buscam resolver as múltiplas crises que a cidade enfrenta em áreas essenciais como saúde, mobilidade e limpeza urbana.
“Vamos começar os mutirões [de limpeza] já neste sábado, 4, além de permitir que as motos utilizem os corredores de ônibus a partir de segunda-feira, 6, e, em 30 dias, colocar serviço pediátrico em todas as UPAs e Cais. Nosso objetivo é arrumar a saúde de forma geral, com remédios, atendimento adequado e médicos suficientes”, afirmou Mabel.
Mabel anunciou que, já nesta quinta-feira, 2, publicará uma série de decretos destinados à contenção de despesas e melhoria da gestão pública. Entre eles, destaca-se o decreto de calamidade financeira, que visa reorganizar as contas da Prefeitura, embora precise de aprovação do Legislativo.
“Os decretos vão incluir formas de conter despesas, revisar horários de trabalho e analisar todos os atestados médicos. Assinarei hoje, e amanhã estarão publicados”, explicou o prefeito.
O secretário de Finanças, Valdivino de Oliveira, presente na cerimônia, reforçou que a medida de calamidade financeira é fundamental para equilibrar as contas do município.
Sandro Mabel enfatizou a importância de uma boa parceria com os vereadores, mas deixou claro que haverá uma nova postura na relação entre Executivo e Legislativo. “Eu gosto muito de vereadores, tenho um carinho especial por eles, mas a gerência mudou. Nunca mais teremos as folgas que aconteciam lá. Já temos um bom relacionamento, e não haverá dificuldades, mas todos devem se adaptar à nova gestão”, pontuou.
Entre os compromissos assumidos pelo novo prefeito, destacam-se ações emergenciais na limpeza urbana e na saúde. Mabel prometeu uma cidade mais limpa, com a regularização da coleta de resíduos e a realização de mutirões. “Nós implantamos a taxa do lixo porque a Justiça nos impôs essa obrigação, mas não podemos aceitar uma cidade suja. Vamos limpar, limpar e limpar. Goiânia será novamente uma cidade bonita e organizada”, assegurou.
Na educação, Mabel prometeu uma “revolução”, com a criação de 5 mil vagas para a educação infantil até março, através de convênios, e o compromisso de zerar o déficit até o final do primeiro semestre. Na saúde, o prefeito anunciou o plantão pediátrico em todos os CAIS da cidade, funcionando 24 horas por dia, no prazo de 30 dias.
Ciente dos desafios, Sandro Mabel alertou que algumas medidas poderão causar desgastes. “Mudou a gerência, e a nova gestão vai exigir esforço de todos, principalmente dos nossos secretários e secretárias. Algumas ações podem desagradar, mas, no longo prazo, vão beneficiar Goiânia e seu povo. Vamos trabalhar com foco no que realmente importa: a evolução da cidade”, concluiu.
Política Sandro Mabel Prefeitura de Goiânia,