Poder Goiás
Goiânia, 01/05/25
Matérias
Reprodução

Via que seria para o BRT foi cedida à Câmara Municipal de Goiânia em permuta com a Prefeitura em 2020 será adaptado para 180 vagas, com implantação de grades e futura instalação de guaritas

Câmara Municipal de Goiânia transforma área da Praça da Estação Ferroviária em estacionamento

20/12/2024, às 10:32 · Por Redação

A Câmara Municipal de Goiânia deu início à conversão de uma área da Praça da Estação Ferroviária, no Setor Central, em um estacionamento com capacidade para 180 veículos. O espaço, localizado entre a Avenida Goiás e a praça, foi cedido à Câmara em 2020, como parte de um acordo com a Prefeitura de Goiânia para a construção da extensão da Avenida Leste-Oeste.

A área originalmente fazia parte do projeto do BRT Norte-Sul, que previa a construção de duas vias exclusivas para ônibus no local. No entanto, com a reconfiguração do trajeto do BRT, a pista construída em 2015 ficou sem uso. Desde então, a área vinha sendo utilizada informalmente como estacionamento por servidores e visitantes da Casa, mas só agora a Câmara decidiu oficializar a utilização do espaço.

No momento, estão sendo instaladas grades para isolar a área do restante da praça, utilizando recursos da manutenção da Câmara. Não houve necessidade de uma licitação específica para essa etapa da obra. A previsão é que, em 2025, sejam realizadas licitações para a construção de duas guaritas no local: uma na extremidade norte, próxima à loja Leroy Merlin, e outra ao sul, perto da Avenida Goiás. Essas guaritas visam aumentar o controle sobre as vagas e garantir maior segurança aos veículos estacionados.

Apesar da ampliação do espaço de estacionamento, o custo das próximas etapas, como a construção das guaritas, ainda não foi estimado.

A área cedida à Câmara fazia parte do plano original do corredor exclusivo de ônibus do BRT Norte-Sul. O projeto previa que as vias contornariam a Praça da Estação Ferroviária devido ao estreitamento da Avenida Goiás no trecho em questão. No entanto, em 2020, durante a gestão de Iris Rezende (MDB), o trajeto do BRT foi modificado para se ajustar à construção da extensão da Avenida Leste-Oeste, que liga Trindade a Senador Canedo.

A mudança de trajeto teve como justificativa a impossibilidade de cruzar a Avenida Goiás e a Avenida Leste-Oeste sem a instalação de semáforos, o que comprometeria a fluidez do trânsito. Com isso, a pista construída anteriormente ficou sem função definida e foi cedida à Câmara Municipal como parte do acordo.


Política Via BRT Estacionamento Camara Municipal de Goiânia Goiás,