Matérias
Divulgação
Alessandro Magalhães retoma Saúde em Aparecida de Goiânia e planeja ações emergenciais contra o mosquito Aedes aegypti, além de reavaliar contratos e despesas da pasta para equilibrar contas
Alessandro Magalhães retoma Saúde em Aparecida com foco no combate à dengue e ajustes econômicos
18/12/2024, às 08:24 · Por Redação
O prefeito eleito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela (MDB), confirmou nesta terça-feira, 17, o retorno de Alessandro Magalhães ao comando da Secretaria de Saúde do município. Magalhães, que já ocupou o cargo até ser exonerado em julho, assumirá com a missão de liderar o combate à dengue, reduzir os índices de contaminação e reorganizar as contas públicas da pasta.
“Vamos reassumir a Secretaria no dia 1º e uma das prioridades será o combate à dengue. Estamos trabalhando com toda a prefeitura para promover um grande arrastão na cidade e limpar lotes baldios, combatendo o mosquito transmissor da doença”, afirmou Magalhães em entrevista ao portal Diário de Goiás.
A força-tarefa envolverá parcerias com o Governo Estadual, o Corpo de Bombeiros e, possivelmente, o Exército, para garantir um impacto significativo nas áreas críticas da cidade.
Além das ações emergenciais contra a dengue, Magalhães destaca que seu retorno ao cargo será marcado por uma análise criteriosa das finanças da Secretaria de Saúde. “Precisamos identificar o que aconteceu nos últimos seis meses. Vamos trabalhar de forma restritiva em alguns pagamentos para equalizar as dívidas existentes e garantir o equilíbrio das contas”, explicou o secretário.
Magalhães também revelou que está em busca de apoio financeiro junto ao Ministério da Saúde. Ele negocia um aumento no teto financeiro para a saúde municipal, especialmente para financiar a maternidade e a unidade oncológica. “Ainda neste ano, buscamos recursos adicionais, em parceria com o atual secretário, para garantir um acréscimo no teto macro”, afirmou.
Parceria
O próximo secretário de Saúde aposta em uma integração sem precedentes entre os municípios da Região Metropolitana de Goiânia. Citando a proximidade com o futuro secretário de Saúde da capital, Luiz Gaspar Machado Pellizzer, Magalhães acredita que essa colaboração será um marco para a saúde pública local.
“A Região Metropolitana vai viver algo inédito, uma verdadeira integração entre os governos estadual e municipais, incluindo Goiânia, Aparecida, Senador Canedo e Trindade. Isso permitirá mais eficiência nos serviços, evitando sobreposições e otimizando os recursos”, avaliou.
Ele prevê reuniões frequentes entre os secretários de saúde das principais cidades da região para atender melhor às demandas de forma conjunta. “Essa parceria será diária, criando um fórum permanente que vai trazer grandes ganhos para a saúde pública de toda a região”, completou Magalhães.
Reestruturação
Durante o período de transição, a equipe de Vilela já iniciou um levantamento detalhado das despesas e contratações da pasta, com foco em ajustes que deverão ser realizados a partir de janeiro. Magalhães enfatizou que a nova administração trará mudanças significativas. “Vamos substituir algumas peças, remanejar outras, porque estamos falando de um novo governo. É um cenário que vai mudar bastante”, concluiu.
Política Saúde Alessandro Magalhães Aparecida de Goiânia Goiás,