Poder Goiás
Goiânia, 01/05/25
Matérias
Divulgação

No atual cenário, Daniel Vilela tem muito mais caminhos para chegar ao governo

Popularidade recorde de Caiado naturalmente deve alavancar Daniel Vilela em 2026

13/12/2024, às 12:44 · Por Redação

A pesquisa Genial/Quaest divulgada na última quinta-feira,12, movimentou os bastidores da política em Goiás. Dois números ganharam maior repercussão: a alta aprovação do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e a primeira sondagem sobre a disputa estadual de 2026 com um cenário de empate técnico entre o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) e o vice-governador Daniel Vilela (MDB), que deve assumir o governo em abril de 2026 e ser candidato à reeleição. 

Na avaliação sobre a gestão estadual, Caiado é aprovado por 88% dos eleitores. O resultado mantém o governador goiano como o mais bem avaliado do Brasil. A Quaest realizou pesquisas em outros cinco estados – São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Bahia. Nenhum outro governador é tão popular quanto Caiado. Outros levantamentos já ampliaram essa avaliação para todos os 26 estados e o Distrito Federal e Caiado segue o mais bem avaliado. 

A Quaest investigou o motivo de Caiado ser tão bem avaliado e a resposta é simples: as principais áreas do governo é bem avaliada pela população goiana. A Segurança Pública é aprovada por 71%, a Educação por 70%, por exemplo. Assim, com tamanha popularidade, naturalmente, Caiado será o maior cabo eleitoral em 2026, o que já ocorreu neste ano com a eleição de candidatos da base governista em mais de 200 dos 246 municípios goianos. 

Sucessão estadual

E justamente essa avaliação positiva do governador Ronaldo Caiado que interfere diretamente na outra ponta da pesquisa Genial/Quaest, a primeira sondagem sobre a sucessão estadual. O ex-governador Marconi Perillo tem a preferência de 21% dos eleitores, tecnicamente empatado com Daniel Vilela com 19%. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. 

Além deles, o senador Vanderlan Cardoso (PSD) é lembrado por 8%, a deputada federal Adriana Accorsi (PT), por 6%. O senador Wilder Morais (PL) é apontado por 5%. Indecisos são 15% e 26% são brancos, nulos ou não querem votar. 

No atual cenário, Daniel Vilela tem muito mais caminhos para chegar ao governo. O emedebista será candidato no cargo e com o respaldo do governador mais bem avaliado do País. Possivelmente, a eleição será plebiscitária. Soma-se a isso o apoio de um grande número de lideranças, entre prefeitos, deputados e vereadores. 

Na contramão, o caminho para o ex-governador Marconi é bem mais complexo. A começar pelo seu PSDB, que pode deixar de existir em meio a uma fusão. Além disso, pesa contra o tucano o desgaste de seus 20 anos de poder, a comparação com o governo Caiado e a pouca aderência de seu projeto político. É difícil até imaginar que Marconi viabilize uma candidatura majoritária. 

Entre os demais nomes colocados na pesquisa, Vanderlan e Adriana descartam pleitear candidatura ao governo. Restou o senador Wilder Morais, que já se lançou pré-candidato em 2026, e larga muito atrás. Além disso, o esforço para fortalecer o PL na eleição municipal acabou frustrado – o partido elegeu 26 prefeitos, menos da metade do esperado.


Daniel Vilela Ronaldo Caiado Goiás Governo de Goiás