Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Caso ocorreu no dia 23 de julho deste ano, em Goiânia. Vítima é irmão da dupla Zezé Di Camargo & Luciano

Uber é multada em R$ 145 mil por recusar transportar cantor Wellington Camargo

10/12/2019, às 14:00 · Por Pedro Lopes

O Procon Goiás aplicou multa no valor de R$ 145.098,04 à Uber após constatar a má prestação de serviço por parte da empresa, tratando-se do caso de um motorista que se recusou a transportar o cantor Wellington Camargo ao perceber que ele era cadeirante.

De acordo com o órgão de defesa do consumidor, ao se negar a transportar Wellington, a empresa feriu o Estatuto da Pessoa com Deficiência, baseada na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Diante disso e da divulgação do caso na imprensa local, o Procon Goiás instaurou um processo administrativo que resultou na aplicação da multa.

O caso ocorreu no dia 23 de julho deste ano, em Goiânia. “Eu estava saindo de um banco para ir para casa. O motorista chegou, minha filha foi até ele e disse para ele esperar só um pouquinho que eu estava descendo a rampa porque era cadeirante. Quando eu estava quase chegando no carro, ele acelerou e foi embora”, relatou Wellington à época. 

No processo, a Uber informou ao Procon Goiás que desligou o motorista após o episódio. No entanto, para o órgão, a "questão da mobilidade é mais complexa, sendo que todo prestador de serviços que opera com o conceito de mobilidade deve ter como premissa a acessibilidade a todo cidadão". 

A empresa foi notificada da decisão e tem o prazo de dez dias para apresentar recurso junto ao Procon Goiás, que alerta que casos semelhantes devem ser denunciados pelos telefones 151 ou (62) 3201-7124. Reclamações do tipo também podem ser feitas via Procon Web (pela internet) ou ainda presencialmente na sede do órgão localizada na Rua 8, nº 242, Ed. Torres, no Centro de Goiânia, ou nas agências do Vapt Vupt. 


P U B L I C I D A D E