Matérias
ReproduçãoJornalista Josias de Souza classifica decisão de juíza contra Caiado e Mabel de "draconiana"
Colunista do UOL aponta desproporcionalidade em condenação ‘draconiana’ a Mabel e Caiado
11/12/2024, às 15:30 · Por Redação
O jornalista Josias de Souza, colunista do Uol, afirmou nesta quinta-feira, 11, que as punições impostas ao governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e ao prefeito eleito de Goiânia Sandro Mabel (UB) são “desproporcionais” e “draconianas”.
“A legislação contempla penas alternativas a essas máximas. Há outras possibilidades de punir esse delito se a Justiça Eleitoral considerar que ele foi cometido, como multas e coisas do gênero. Acho improvável que essa sentença se mantenha”, disse Josias de Souza no UOL News.
“A pena de inelegibilidade imposta a Caiado, que já se declara de antemão candidato à Presidência em 2026, e a cassação de Mabel e da vice dele são draconianas demais para o delito que é atribuído ao Caiado”, continuou o colunista
A Justiça Eleitoral condenou Caiado a ficar inelegível por oito anos por abuso de poder político nas eleições municipais deste ano. A mesma decisão cassou o registro de Mabel e coronel Cláudia, cuja campanha contou com o apoio do governador. Cabe recurso.
A juíza Maria Umbelina Zorzetti alegou abuso de poder político pelo uso do Palácio das Esmeraldas para realizar eventos de campanha com a presença de Mabel no 2º turno.
Ronaldo Caiado Sandro Mabel