Matérias
Iron Braz - SES-GO
Vacina contra febre amarela é pré-requisito para obtenção do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia, exigido por 120 países
Governo de Goiás orienta sobre Certificado Internacional de Vacinação para viagens ao exterior
08/12/2024, às 10:19 · Por Redação
Com a proximidade das férias de fim de ano, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), reforça a importância de se obter o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) antes de viajar para o exterior. O documento, exigido por 120 países que mantêm acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), comprova a vacinação contra a febre amarela.
De acordo com a SES-GO, o certificado é obrigatório para crianças a partir de 9 meses de idade e adultos que planejam visitar países onde a imunização é um requisito para entrada. Para emiti-lo, o viajante deve apresentar o comprovante da vacina, aplicada pelo menos 10 dias antes do embarque.
A solicitação do CIVP pode ser feita pela internet, facilitando o acesso dos viajantes. No Portal Expresso Goiás, é possível realizar o envio de documentos pessoais e do comprovante de vacinação, em formato PDF, além de preencher os dados necessários. Após o pedido, o prazo para emissão do documento é de até cinco dias.
“Quem ainda não tomou a vacina contra a febre amarela deve procurar um posto de saúde o quanto antes, já que o corpo leva cerca de 15 dias para produzir anticorpos após a aplicação”, explica Joice Dorneles, gerente de Imunização da SES-GO.
Ela ressalta ainda que o momento da imunização é uma oportunidade para atualizar a caderneta de vacinas de toda a família. Em casos específicos, o CIVP também pode incluir comprovação de vacinas contra meningite e poliomielite, dependendo do destino.
Alerta
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre tentativas de fraude envolvendo a emissão do CIVP. Criminosos estão criando sites falsos que imitam o oficial para coletar dados pessoais e cobrar taxas indevidas. A Anvisa reforça que o certificado é gratuito e deve ser solicitado apenas pelos canais oficiais.
“É fundamental que as pessoas estejam atentas e procurem informações diretamente nos canais do governo para evitar cair em golpes,” destacou a gerente da SES-GO.
Saúde Vacinação Viagem Exterior Certificado Internacional de Vacinação SES Goiás,