Poder Goiás
Goiânia, 03/05/25
Matérias
Divulgação

Pedro Guilherme Gioia de Moraes foi anunciado, na noite desta quarta-feira, 4, como titular da Secretaria Municipal de Saúde

Pedro Guilherme Gioia assume Secretaria de Saúde de Goiânia

05/12/2024, às 08:57 · Por Redação

O atual superintendente de Vigilância em Saúde de Goiânia, Pedro Guilherme Gioia de Moraes foi anunciado, na noite desta quarta-feira, 4, como titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O administrador, que tem MBA em Gestão de Saúde, Políticas Públicas e Gestão Governamental, assume o cargo depois que Cynara Mathias, uma semana após assumir a pasta, desitiu da função.

Cynara substituiu Wilson Pollara após o secretário ser preso no dia 27 de novembro em uma operação do Ministério Público de Goiás (MP-GO) que investiga irregularidades na pasta. O motivo da saída seria a pressão para reverter a crise enfrentada pela saúde municipal. Em nota, a Prefeitura de Goiânia afirmou que Pedro dará continuidade às medidas tomadas para assegurar a correta assistência médica na capital. 

Para a secretaria-executiva será nomeada a médica e atual Superintendente de Regulação, Avaliação e Controle da Prefeitura de Goiânia, Erika Cristina Vieira Oliveira Ximenes Belo. Para a diretoria financeira, será nomeado o servidor Melci Dibe Junior, atual Diretor de Avaliação e Controle. 

"Nas últimas semanas, em um esforço coletivo, intensificaram-se as ações para ampliar a compra de medicamentos e insumos, firmar novas parcerias, aumentar a oferta de leitos de UTI e aprimorar o atendimento nas unidades de saúde da capital. Estão instalados gabinetes de crise nas 13 unidades de urgência da capital", afirma o Paço no documento.

A atual gestão da capital frisa ainda que "já estão sendo disponibilizados nas unidades de saúde medicamentos adquiridos pela Prefeitura de Goiânia, como Flumazenil, Fentanil, Cloreto de Sódio 500 ml, Cefalotina, Ceftriaxona Sódica, Dexametasona, Dipirona Sódica, Prometazina, Cloridrato, Ampicilina e Hidrocortisona, como parte das ações emergenciais para regularizar o abastecimento". 

Segundo a nota, os demais insumos já estão contratados e serão reabastecidos nas próximas semanas. Ainda por meio do documento, a Prefeitura alega que realizou, nesta quarta-feira, 4, o pagamento dos honorários devidos aos médicos credenciados e mantém a normalidade dos plantões.


Crise Saúde Secretário SMS Wilson Pollara Cynara Mathias Pedro Guilherme Gioia de Moraes Goiânia Goiás,
P U B L I C I D A D E