Poder Goiás
Goiânia, 01/05/25
Matérias
Divulgação

Presidente da Câmara de Goiânia, Romário Policarpo, justifica que é prerrogativa do Legislativo sustar atos do Executivo que excedam sua competência

Policarpo busca suspender decretos de Rogério Cruz sobre o Refis 2024

04/12/2024, às 15:08 · Por Redação

O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Romário Policarpo (PRD), protocolou nesta terça-feira, 3, um projeto de decreto legislativo que visa suspender dois decretos assinados pelo prefeito Rogério Cruz (SD) relacionados ao Programa de Recuperação de Créditos Tributários, Fiscais e Não Tributários (Refis 2024). Os decretos, publicados na semana passada, negam a executoriedade de emendas ao programa aprovadas na Câmara e articuladas pelo prefeito eleito, Sandro Mabel (UB).  

Policarpo justificou a iniciativa afirmando que a Câmara possui competência exclusiva para sustar atos do Executivo que extrapolem suas atribuições. “É incabível que o prefeito utilize um decreto para alterar normas que deveriam ser estabelecidas por meio de projeto de lei”, declarou.  

As emendas ao Refis em questão incluem a extensão do prazo de adesão ao programa até fevereiro de 2025 para dívidas anteriores a 2024 e descontos nos honorários de sucumbência, que variam entre 50% e 70%. Essas mudanças foram articuladas entre Sandro Mabel e os vereadores, mas foram vetadas por Cruz sob o argumento de que não seriam compatíveis com a legislação vigente.  

Segundo Policarpo, os decretos do prefeito “não possuem validade jurídica” por definirem condições para adesão ao Refis, algo que deve ser regulamentado por lei, e não por ato unilateral do Executivo.  

O projeto de decreto legislativo apresentado por Policarpo ainda será submetido à votação no plenário da Câmara. Caso aprovado, os decretos do prefeito Rogério Cruz perderão seus efeitos, restabelecendo as emendas aprovadas pelos vereadores.


Política Romário Policarpo Rogério Cruz Prefeitura de Goiânia Goiás,