Poder Goiás
Goiânia, 01/05/25
Matérias
Reprodução - Redes Socias

Vida Além do Trabalho (VAT)surgiu em setembro de 2023, após Rick Azevedo, fundador do movimento, publicar um vídeo no TikTok demonstrando indignação pela jornada exaustiva de trabalho na escala 6x1

Goiânia sedia ato pelo fim da escala 6×1 e redução da jornada de trabalho

14/11/2024, às 09:16 · Por Redação

Trabalhadores, estudantes e movimentos sociais se reúnem nesta sexta-feira, 15, em Goiânia para um ato em defesa da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pretende reduzir a jornada de trabalho semanal de 44 para 36 horas. A manifestação, organizada com apoio de sindicatos e do mandato do vereador Fabrício Rosa (PT), ocorrerá às 14h em frente ao Buriti Shopping e faz parte de uma mobilização nacional que pressiona pela aprovação da medida no Congresso.

O principal objetivo do movimento é o fim da escala 6×1, que atualmente obriga o trabalhador a cumprir seis dias consecutivos de trabalho, seguidos de apenas um dia de descanso, muitas vezes fora dos finais de semana. “O formato atual não permite ao trabalhador estudar, se aperfeiçoar, se qualificar profissionalmente, estar com a família”, declara Fabrício Rosa, que tem sido uma das principais vozes na luta pela mudança.

O ato integra as ações do movimento “Pela Vida Além do Trabalho” (VAT), que destaca o impacto negativo da jornada atual na vida pessoal e social dos trabalhadores, especialmente pelo descanso semanal não coincidir, muitas vezes, com o de familiares e amigos. A PEC proposta pela deputada Érika Hilton (PSOL-SP) visa corrigir essa situação, propondo uma redução na carga horária semanal para proporcionar mais tempo para atividades pessoais, familiares e educacionais. O movimento em apoio à PEC já conta com uma petição que atingiu 2.861.335 assinaturas.

Além de Goiânia, outras cidades do país também participarão da mobilização, com manifestações marcadas para locais e horários variados:

- Belo Horizonte (MG): 9h – Praça 7
- Brasília (DF): 9h – Rodoviária do Plano Piloto 
- Florianópolis (SC): 10h – Terminal de Integração do Centro (TICEN) 
- Fortaleza (CE): 9h – Praça do Ferreira 
- Porto Alegre (RS): 15h – Usina do Gasômetro 
- Rio de Janeiro (RJ): 10h – Cinelândia 
- São Paulo (SP): 09h – Cruzamento da Avenida Paulista e Avenida Brigadeiro Luís Antônio 
- Vitória (ES): 14h – Assembleia Legislativa do Espírito Santo  

Nesta quarta-feira, 13, a PEC obteve o número de assinaturas necessário para ser formalmente protocolada, um avanço importante para que a proposta seja discutida no Congresso. O movimento agora conclama a população a intensificar a pressão sobre os parlamentares para garantir que a medida avance. “Estamos pedindo o apoio de todos para uma luta que pode transformar as condições de trabalho e trazer mais equilíbrio para a vida dos brasileiros”, afirma o vereador Fabrício Rosa.


PEC Ecala 6x1 Jornada de Trabalho VAT Manifestção Goiânia Goiás,