Poder Goiás
Goiânia, 01/05/25
Matérias
Divulgação

Ela destaca necessidade de apoio às mulheres na ciência

Carolina Horta é única mulher da UFG na lista de pesquisadores mais influentes do mundo

11/11/2024, às 08:09 · Por Redação

A Universidade Federal de Goiás (UFG) teve nove de seus professores  classificados entre os pesquisadores mais influentes do mundo, segundo levantamento do ano de 2023 da Universidade Stanford em parceria com a editora Elsevier.

Entre eles apenas uma mulher, Carolina Horta Andrade, referência em Química Medicinal, Química Computacional e Planejamento de Fármacos. Ela não só representa um avanço em sua área, mas também lidera projetos de pesquisa que buscam soluções para doenças negligenciadas. 

Carolina, de 41 anos, concedeu entrevista ao Jornal Opção onde compartilhou detalhes de sua trajetória e paixão pela ciência. Nascida em Formosa, Goiás, e única goiana em uma família de pais mineiros, ela revelou que sua inspiração veio de seu avô paterno. 

Carolina explicou que inicialmente considerou carreiras como medicina e farmácia, mas após perceber que a medicina não combinava com ela, optou pela farmácia. “Farmácia é um curso versátil, com diversas áreas de atuação. Durante a graduação, me encontrei quando comecei a fazer iniciação científica na química medicinal e no planejamento de fármacos. Foi então que minha paixão pela pesquisa começou a crescer”, relembrou ao Jornal. 

Uma experiência marcante para Carolina foi a visita à Universidade de São Paulo (USP) para assistir à defesa de doutorado de um aluno. “Foi um divisor de águas, uma oportunidade de ver de perto o que significava fazer uma tese, uma pesquisa. A partir desse momento, tive certeza de que queria fazer mestrado e doutorado”, afirmou. Ela escolheu seguir sua formação em São Paulo, orientada pela professora Elizabeth Igne Ferreira, com quem Carolina iniciou seus estudos na área de química farmacêutica.


Carolina Horta Pesquisa UFG