Poder Goiás
Goiânia, 01/05/25
Matérias
Reprodução

Natally Emanuelle, estudante da rede pública, foi transferida para a Santa Casa com síndrome respiratória grave; unidade onde estudava prestou homenagem à criança

Menina de 4 anos morre em Anápolis após atendimento em duas unidades de saúde

07/11/2024, às 07:01 · Por Redação

Natally Emanuelle, uma menina de 4 anos, morreu na madrugada da última terça-feira, 5, após lutar contra uma pneumonia grave. A criança, que estudava em uma escola pública de Anápolis, foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento Pediátrica (UPA Pediátrica) antes de ser transferida para a Santa Casa de Anápolis.

Segundo a direção da Santa Casa, Natally chegou ao hospital às 22h da segunda-feira, 4, com um quadro de "síndrome respiratória aguda grave" e foi entubada devido à alta necessidade de oxigênio. A unidade de saúde informou que a paciente foi diagnosticada com uma infecção pulmonar que rapidamente evoluiu para choque séptico, levando à morte. Em nota ao jornal O Popular, o hospital lamentou profundamente a perda da criança, expressando solidariedade à família. "Sabemos que a perda de uma criança é uma das maiores tragédias que uma família pode enfrentar, e queremos expressar nossa solidariedade e apoio".

A UPA Pediátrica, onde Natally recebeu atendimento inicialmente, informou que a menina foi admitida na unidade às 02h14 de segunda-feira, 4, sendo avaliada e encaminhada para medicação. Segundo a UPA, após uma primeira medicação, foi prescrito outro medicamento, mas a criança não retornou à sala de medicação. 

Às 17h45 do mesmo dia, Natally voltou à UPA apresentando sintomas mais graves, como “dessaturação e taquicardia”, e foi então diagnosticada com pneumonia. Diante do quadro de hiperinsuflação pulmonar dinâmica (HD), foi levada para a sala vermelha enquanto aguardava uma vaga em hospital. A transferência foi autorizada por volta das 21h18, e a menina foi levada à Santa Casa de Anápolis mais de uma hora depois, com suporte de uma ambulância do Samu.

Durante as cinco horas em que esteve internada na Santa Casa, Natally passou por exames laboratoriais e radiológicos. A direção do hospital detalhou que todos os procedimentos foram realizados para estabilizar a condição da criança, mas ela não resistiu.


Luto Natally Emanuelle Anápolis Goiás,