Poder Goiás
Goiânia, 01/05/25
Matérias
Divulgação

Personagens emblemáticos do passado recente goiano saem em defesa de Fred

Cachoeira e Jayme Rincón saem em defesa de Gayer após operação da PF

25/10/2024, às 19:40 · Por Redação

Dois nomes com longo histórico de escândalos de corrupção, Jayme Rincón e Carlinhos Cachoeira manifestaram publicamente apoio ao deputado federal Gustavo Gayer (PL), alvo de uma operação da Polícia Federal nesta sexta-feira, 25. A Polícia esteve na casa de Gayer em Goiânia e também no imóvel funcional que ele mantém em Brasília. Apenas na casa de um assessor do parlamentar goiano foram apreendidos R$ 70 mil em dinheiro vivo. De acordo com a PF, o grupo criminoso teria usado documentos falsos para a criação da organização social que tinha até crianças no quadro societário.

Em publicação nas redes sociais, Rincón afirmou que considera “injusta” a operação contra Gayer. “Não tem absolutamente nada, a não ser alguma razão política, que justificasse o que foi feito hoje a dois dias do segundo turno em Goiânia”, escreveu. Em sua declaração, ele fez alusão à Operação Lava Jato e à atuação do ex-juiz Sérgio Moro, reforçando que acredita que a operação contra Gayer poderia ter objetivos além do combate à corrupção.

O histórico de Jayme Rincón inclui diversas acusações e processos, alguns ainda em curso. Figura central no governo de Marconi Perillo (PSDB), Rincón foi investigado na Operação Cash Delivery em 2018, um desdobramento da Lava Jato em Goiás, acusado de ser o operador de um esquema de desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro. Em 2019, Rincón foi preso temporariamente, e entre as provas encontradas estavam valores em espécie e documentos que ligavam Rincón a operações financeiras suspeitas.

Carlinhos Cachoeira, também se posicionou em defesa de Gayer, criticando a operação e minimizando o suposto crime de desvio de dinheiro público. No caso de Gayer, Cachoeira declarou em redes sociais que considera a operação um movimento injusto que pode prejudicar a candidatura de Fred Rodrigues, apoiado por Gayer em Goiânia. “O que a PF apura é um simples desvio de cota parlamentar”, afirmou, buscando atenuar as acusações que pesam contra o deputado federal.

Em seu histórico, Cachoeira é conhecido por comandar um dos mais notórios esquemas de corrupção do país, com uma lista extensa de condenações e investigações. Em 2024, ele foi condenado a nove anos e quatro meses de prisão por corrupção ativa, acusado de subornar um ex-desembargador com presentes de luxo para obter favores judiciais.


Gustavo Gayer PL Carlos Cachoeira Jayme Rincón Goiânia Prefeitura de Goiânia Eleições 2024