Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Paulo José

Empresa Arte Construções Ltda tem prazo de 360 dias para concluir projeto

Gestão Iris Rezende retoma obras de canalização do Córrego Cascavel

29/11/2019, às 18:02 · Por Pedro Lopes

A Prefeitura de Goiânia anunciou a retomada das obras de canalização do Córrego Cascavel no trecho entre a Avenida Castelo Branco e Avenida Leste-Oeste. A empresa Arte Construções Ltda, definida por meio de concorrência pública do tipo menor preço, será a responsável pelos trabalhos, que devem começar em 10 dias. 

Com recursos do Governo Federal, as obras estavam orçadas em mais de R$ 25 milhões. A licitação, entretanto, foi fechada em cerca de R$ 21 milhões, o que representa um deságio de 16%.

A canalização do Córrego Cascavel foi iniciada em fevereiro de 2015 e paralisada nove meses depois, em novembro de 2015. Nesse período foi executado o início da canalização no trecho entre a Avenida Castro Branco e Avenida Anhanguera.

O Córrego Cascavel tem 11 km de extensão. Nasce na Vila Rosa e deságua no Ribeirão Anicuns, na Vila Irany, na região de Campinas. De acordo com o projeto, o trecho a ser canalizado é de 2.188,27 m, iniciando-se na Avenida Castelo Branco e se estendendo até a Avenida Leste-Oeste.

No trecho, estão previstos três tipos de revestimentos: 1) concreto armado, onde não é possível a recuperação do leito e das margens por meio de soluções mais simples, como grama e gabião; 2) revestimento com paredes em gabião e o fundo com revestimento natural, no trecho onde o fundo do curso d’água é rochoso; 3) paredes em gabião e o fundo em concreto armado.

No trecho localizado na Avenida Anhanguera, em Campinas, a parede do lado direito do canal terá 2 m de altura para funcionar como vertedor, pois do lado extremo do canal foi projetada uma bacia de amortecimento de cheias. Como o leito do córrego apresenta curvas em alguns trechos, o projeto prevê uma retificação geral nesses locais. 


Córrego Cascavel Iris Rezende Obra Goiânia Canalização
P U B L I C I D A D E