Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Agência Brasil

A pesquisa mostrou que há 42 cidades goianas em estado de alerta, cujo índice de infestação varia entre 1 e 3,9%

Mais de 40 cidades goianas estão em estado de alerta com casos de dengue

29/11/2019, às 00:06 · Por Pedro Lopes

A cada 200 imóveis visitados em goiás, um apresenta foco do Aedes, o que representa uma média de 0,50%. É o que mostra o Relatório da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) divulgado nesta semana. Trata-se de um estudo para o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LirAa), feito em todo o Estado. O objetivo é mapear o percentual de imóveis com a presença de larvas do mosquito.

A pesquisa mostrou que há 42 cidades goianas em estado de alerta, cujo índice de infestação varia entre 1 e 3,9%. Nenhum município apresenta, porém, um LirAa com valor acima de 4%, quando há risco de epidemia. Duas cidades, porém, estão quase lá e acenderam o sinal de alerta. As cidades são Goiás e Aragarças, com os índices de LirAa mais altos do estado:  3,8%. 

No geral, todavia, o resultado é considerado satisfatório dentro dos parâmetros do Ministério da Saúde. Mas isso não é motivo para relaxar no combate ao mosquito, uma vez que toda prevenção é válida para que não haja sua proliferação. O estudo é feito pela pasta em conjunto com as cidades a cada três meses.


Dengue SES Saúde Pública
P U B L I C I D A D E