Matérias
Divulgação
Vereadora Sabrina Garcêz busca alinhamento com a minoria ligada ao Paço
Republicanos decide apoiar Sandro Mabel por maioria interna
31/07/2024, às 13:45 · Por Redação
A direção metropolitana e os pré-candidatos do Republicanos em Goiânia decidiram, por maioria, na noite desta terça-feira, 30, apoiar a pré-candidatura do empresário Sandro Mabel (UB) à Prefeitura da capital. A oficialização do apoio está prevista para a convenção da sigla, marcada para às 19h do próximo domingo, 4. O prefeito e pré-candidato à reeleição, Rogério Cruz (SD), será informado da decisão nos próximos dias.
“Nós fizemos um diálogo e conversamos nominalmente com todos os pré-candidatos e a maioria quer caminhar com o Mabel, mas tem um grupo considerável que quer caminhar com o Rogério. A gente ficou de ir alinhando daqui até sábado para evitar a divergência com pequenos grupos e chegarmos unidos e coesos na nossa convenção”, afirmou a presidente metropolitana, vereadora Sabrina Garcêz, ao jornal O Popular.
“Foi o primeiro momento em que a gente abriu o diálogo assim, tão claramente, mas o indicativo é de que a maioria quer caminhar com o Mabel. Agora é mantermos esse diálogo”, acrescentou.
O alinhamento das direções nacional e estadual do partido com a pré-candidatura apoiada pelo governador Ronaldo Caiado (UB) já era sugerido desde o início do período das convenções.
Na semana passada, uma reunião com o presidente regional do Republicanos, o prefeito de Anápolis Roberto Naves, definiu a posição internamente e estabeleceu a busca por diálogo entre os pré-candidatos a vereador tanto com Mabel quanto com Rogério, antes da deliberação desta terça-feira.
Houve um encontro entre Naves, Sabrina Garcêz, Mabel e Caiado, também na semana passada. No entanto, não conseguiram espaço na agenda de Rogério Cruz. “Devia estar muito ocupado para receber um partido que tem dois minutos de tempo de TV”, provocou a vereadora após a reunião que definiu a maioria favorável ao apoio a Mabel.
Sabrina Garcêz explicou que o processo agora é de composição interna com o grupo que ainda defende o apoio a Rogério Cruz e aguardar as reações do Paço à decisão.
“A questão é que temos maioria, mas é preciso ver se conseguimos fazer uma composição e vou buscar diálogo tanto com Rogério quanto com Mabel. Os dois, como candidatos a prefeito, precisam entender esse debate no partido”, disse.
“Eu e os vereadores temos estruturas na Prefeitura e ir contra todo mundo é muito difícil. A gente também tem que entender, em determinado momento, que somos do partido e não é olhar só o nosso mandato e o nosso lado. Sobre isso, acho que o Rogério vai ter que fazer uma avaliação. Se vai querer manter a parceria administrativa ou se vai romper tudo”, afirmou ao O Popular.
A presidente da sigla garantiu que, apesar da definição pelo apoio a Mabel, não haverá retaliação contra pré-candidatos que escolherem fazer campanha diretamente ligada ao prefeito. “Eu não vou fazer imposição a quem quer de fato caminhar com o Rogério. Tem candidaturas que nasceram do Rogério e não vou penalizar nenhum candidato. Nós vamos tentar trabalhar no convencimento de todos, mas não pode haver retaliação”, garantiu.
Política Eleições 2024 Republicanos Sabrina Garcêz Rogério Cruz Sandro Mabel Prefeitura de Goiânia,