Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Conforme apurado, o grupo recebia vantagens financeiras para interesse próprio, além de valores destinados a construções e reformas nas unidades militares

Comandante-geral dos Bombeiros de Goiás é um dos investigados por venda de licenças

21/11/2019, às 09:46 · Por Pedro Lopes

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Goiás, coronel Dewislon Adelino Mateus, é um dos seis militares apontados pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) como suspeitos de liderar um esquema de venda de certificados de conformidade, um documento que indica que o imóvel está apto a funcionar. 

Também estão entre investigados o coronel Anderson Cirino; o tenente coronel Hélio Loyola Gonzaga Júnior; o major Nériton Pimenta Rocha; o capitão Sayro Geane Oliveira dos Reis; e o subtenente José Rodrigues Sobrinho. 

A Operação Desconformidade foi deflagrada nesta terça-feira (19) pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Goiás (MP-GO), com apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO), destinada ao combate de fraudes na certificação de segurança contra incêndio e pânico emitida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO).

O possível esquema criminoso, formado por bombeiros militares, incluindo membros do alto comando da corporação, burlava as regras da instituição e concedia Certificados de Conformidades (Cercons) para empresas e empresários que não cumpriam os protocolos de segurança.

Conforme apurado, o grupo recebia vantagens financeiras para interesse próprio, além de valores destinados a construções e reformas nas unidades militares, de modo a justificar as concessões espúrias a determinadas empresas. Shoppings e centros comerciais, em várias regiões da capital, conforme apontou o MP-GO, tiveram seus Cercons emitidos irregularmente. 

Outras modalidades de crime também são alvo de investigação, como a aquisição de bens utilizados para publicidade e marketing em diversos eventos promovidos pela instituição.



Operação Desconformidade Corpo de Bombeiros MP-GO Gaeco
P U B L I C I D A D E