Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Raiva canina possui alguns tipos e fases e é considerada incurável, por isso é essencial a prevenção por meio da vacina

Governo Federal muda estratégia e Goiás fica sem vacinas contra raiva

20/11/2019, às 17:35 · Por Pedro Lopes

A campanha de vacinação contra a raiva em animais ainda não tem data para acontecer em Goiás e corre o risco de não ser realizada na rede pública do Estado neste ano. De acordo com a Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), os lotes não foram repassados pelo Ministério da Saúde (MS) e não houve manifestação oficial do órgão sobre a entrega da vacina antirrábica.

A SES-GO informou que são entregues, em média, 1,3 milhão de doses da vacina antirrábica canina ao Estado, no entanto, apenas 50 mil doses foram disponibilizadas ao longo de 2019. As vacinas que chegaram ao Estado são direcionadas para o bloqueio de focos, ou seja, em casos suspeitos, não sendo suficiente para realizar campanhas de prevenção. 

A raiva é uma doença viral aguda considerada incurável, por isso é essencial a prevenção por meio da vacina.  Além disso, pelo fato dos cães serem, em sua maioria, animais domésticos, são os principais transmissores da doença para os humanos. É preciso ficar atento aos sintomas para ter um diagnóstico rápido e evitar a disseminação da doença dentro de casa.

Raiva Canina SES-GO Ministério da Saúde
P U B L I C I D A D E