P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 23/05/24
Matérias
Reprodução

Matheus de Paula Lopes, de 29 anos, estava envolvido em estudos de microbiologia agrícola e desenvolvia projeto na Embrapa; morte ocorreu após queda em rio dos Couros

Pesquisador científico morre após acidente em cachoeira na Chapada dos Veadeiros

15/05/2024, às 11:15 · Por Redação

Matheus de Paula Lopes, um pesquisador científico de 29 anos, morreu no último sábado, 11, ao cair em uma cachoeira na Chapada dos Veadeiros. O jovem, que recentemente ingressara na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), estava envolvido em projetos de microbiologia agrícola e cursava doutorado na Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Com mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Espírito Santo, Matheus concentrava seus estudos na produção e toxicologia de cogumelos nativos da Mata Atlântica. Em suas redes sociais, compartilhava os avanços de suas pesquisas e expressava sua paixão pelo contato com a natureza durante seu trabalho de doutorado.

Na Embrapa, Matheus atuava no Laboratório de Bioprocessos, onde contribuía em projetos voltados para a produção de ração animal e promotores de crescimento vegetal a partir de resíduos agrícolas. A UFLA emitiu uma nota lamentando a perda do jovem, destacando sua contribuição e dedicação à pesquisa.

O acidente que resultou na morte de Matheus ocorreu durante uma visita à cachoeira da Muralha, no rio dos Couros, uma das atrações naturais do Parque Estadual Águas do Paraíso. Testemunhas relataram que o pesquisador se desequilibrou em um banco de areia, sendo arrastado pela correnteza para uma área mais profunda, onde não conseguiu nadar. Apesar dos esforços de resgate por parte de amigos e moradores locais, Matheus não resistiu.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) confirmou o óbito, ocorrido na manhã de sábado. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) expressou condolências aos familiares e amigos do pesquisador, ressaltando o impacto da perda em meio à comunidade científica e acadêmica.


Luto Matheus de Paula Lopes Chapada dos Veadeiros Goiás,
P U B L I C I D A D E