Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

A estação também oferecerá Wi-Fi gratuito, uma torre para carregamento de celular e um totem interativo para autoatendimento e consulta de serviços da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC)

Nova Estação Hemocentro servirá de modelo para as outras 18 do Eixo Anhanguera

10/05/2024, às 12:15 · Por Redação


A Estação Hemocentro, revitalizada, foi inaugurada na quinta-feira, 9 de maio, marcando o início da operação plena do novo modelo de plataformas do Eixo Anhanguera a partir desta sexta-feira, 10 de maio. Na primeira fase após a reabertura, profissionais do RedeMob Consórcio estarão disponíveis para oferecer orientações e esclarecer dúvidas dos usuários.


Este local servirá como um modelo a ser replicado nas outras 18 estações ao longo do corredor Anhanguera. O projeto aplicado na plataforma integra o modelo de corredor exclusivo do Eixo Anhanguera com uma arquitetura moderna e design de linhas leves, preparando o local para receber os ônibus elétricos do BRT Leste-Oeste.


Foram instalados painéis informativos para fornecer previsões de chegada dos ônibus e itinerários, além de um mapa que mostra a integração da rede de transporte coletivo. Para melhorar a experiência dos usuários, um relógio artístico interativo foi incluído, semelhante aos já presentes nos Terminais Paulo Garcia e Izidória.


O sistema é acessível para Pessoas com Deficiência (PCD), com rampa de acesso, e possui uma roleta com sistema antifraude para evitar que pessoas sem cartão acessem o serviço. O reconhecimento facial associa o sitpass do cidadão com sua biometria, evitando o uso indevido do cartão do titular.


Segundo o secretário-geral do Governo, Adriano da Rocha Lima, a cada 4 meses, serão entregues 4 estações, sendo que 3 já tiveram as obras iniciadas. Na próxima semana, começam as obras na estação Lago das Rosas. A reforma do Terminal Novo Mundo já foi iniciada e, em seguida, as outras estações também serão reformadas.


A Estação Hemocentro apresenta várias inovações na área de tecnologia, incluindo um sistema de som com 10 caixas de 400 watts de potência distribuídas pela plataforma. Além disso, há duas portarias eletrônicas com acessos internos e externos, onde os usuários podem solicitar ajuda humana em caso de necessidade. Dois monitores de LED, semelhantes aos de aeroportos, fornecerão entretenimento e informações de utilidade pública, enquanto quatro monitores anunciarão o tempo de chegada dos ônibus e linhas.


A estação também oferecerá Wi-Fi gratuito, uma torre para carregamento de celular e um totem interativo para autoatendimento e consulta de serviços da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC), incluindo opções de rotas disponíveis. Máquinas de autoatendimento na entrada facilitarão o carregamento de cartão e consulta de saldos.


Um serviço de destaque é o QR Code Minha Estação, que permite aos clientes visualizar informações das linhas e próximos horários de embarque, além de colaborar com a preservação do patrimônio reportando situações de risco. A estrutura da estação inclui paredes de brises de alumínio para proteção e circulação de ar, portas de vidro automáticas para acesso seguro aos ônibus e um sistema de segurança com câmeras de reconhecimento facial, monitoramento em tempo integral e controle de acesso integrado à Secretaria de Segurança Pública do Governo de Goiás.


As catracas possuem um padrão antivandalismo e acesso exclusivo para pessoas com deficiência, semelhante ao usado em estações de metrô. A estação também é acessível, com sistemas de áudio com informações, rampas de acesso suaves e corrimão com sinalização em braile, além de um minibicicletário com integração modal ônibus-bicicleta. À noite, a estação se destaca com uma iluminação cênica e totens de identificação retroiluminados.


Eixo Anhanguera Hemocentro
P U B L I C I D A D E