Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Reprodução

Recadastramento de armas revela que maioria dos Caçadores, Atiradores e Colecionadores é composta por homens do setor agropecuário em Goiás

Perfil dos CACs em Goiás revela homem do agro e morador da Região Sul

09/05/2024, às 11:32 · Por Redação

O perfil predominante dos Caçadores, Atiradores e Colecionadores (CACs) em Goiás foi revelado por meio de dados do recadastramento de armas de fogo realizado pelo governo federal no ano passado. De acordo com as informações obtidas pelo jornal O Popular pela Lei de Acesso à Informação (LAI), a maioria dos CACs no estado são homens, casados, trabalhadores do setor agropecuário, com ensino médio completo e residentes na Região Sul de Goiás.

A pesquisa mostrou que a pistola 9mm é o armamento preferido dessa categoria, que é majoritariamente formada por atiradores. O recadastramento de 75,7 mil armas de fogo no estado permitiu traçar esse perfil, sendo que 99% dos armamentos foram recadastrados conforme determinado pelo governo após a edição de um decreto pelo presidente Lula.

O autor do livro ‘Armas para quem?: a busca por armas de fogo’, Roberto Uchôa, que também é policial federal e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), destacou a semelhança entre o perfil dos CACs em Goiás e o perfil encontrado em pesquisas anteriores realizadas em outras regiões do país. “Não é um perfil novo. O que temos de novidade é a entrada de um público com a renda mais baixa”, esclarece.

Segundo Uchôa, as flexibilizações nas leis de porte de armas promovidas pelos presidentes Michel Temer e Jair Bolsonaro tornaram o certificado de CAC atrativo para pessoas que não estão necessariamente interessadas na prática esportiva, mas sim em possuir armas por uma questão de poder. “Pessoas que queriam andar armadas, não por uma questão de segurança pública, mas sim por uma questão de relação de poder”, comenta Uchôa.

A ligação dos CACs com o setor agropecuário também chama atenção, sendo que metade das cidades com maior quantidade de armas recadastradas em Goiás está na região Sul, cuja economia é baseada no agronegócio. Jataí se destaca nesse cenário, com 5.111,1 armas recadastradas a cada 100 mil habitantes.


CAC Perfil Agronegócio Goiás,
P U B L I C I D A D E