Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Reprodução

Condenado por incêndio em viaduto, homem terá que cumprir seis meses de detenção; catador de papel de 43 anos teve benefício de suspensão da pena revogado após descumprir regras

Condenado por incêndio em viaduto, homem terá que cumprir seis meses de detenção

07/05/2024, às 11:09 · Por Redação

O catador de recicláveis Baltazar Campos David, de 43 anos, foi condenado a seis meses de prisão em regime inicialmente aberto por ter iniciado um incêndio no complexo viário do cruzamento das avenidas T-63 com a 85, no Setor Bueno, em Goiânia. O incidente ocorreu em julho de 2022, quando Baltazar deixou cair crack em um vão entre placas de alumínio composto, provocando o fogo ao tentar resgatar a droga.

Em julho de 2023, Baltazar havia acordado com o Ministério Público a suspensão condicional do processo, mas descumpriu as regras estabelecidas, como o uso de tornozeleira eletrônica e comparecimento periódico à Justiça. Por isso, teve o benefício revogado em janeiro deste ano. Identificado por câmeras de segurança, ele foi condenado por incêndio culposo, sem intenção direta, mas com responsabilidade.

A defesa argumentou pela absolvição, alegando ausência de risco a terceiros, mas o juiz Giuliano Morais Alberici discordou, considerando a confissão de Baltazar e a gravidade do incêndio, que poderia ter atingido um posto de combustíveis próximo. O magistrado determinou que Baltazar cumpra a pena na Casa do Albergado, considerando seus antecedentes criminais.

Apesar de não ser mencionada no processo, a defesa solicitou uma multa simbólica pelos danos causados, mas o juiz não se pronunciou sobre essa questão. Baltazar, por sua vez, afirmou ter uma renda equivalente a um salário mínimo. Não há informações, conforme o jornal O Popular, sobre quando ele iniciará o cumprimento da pena e nem mesmo se ele foi notificado pela decisão.


Justiça Condenação Catador de Papel Incêndio Viaduto da T-63 Goiânia Goiás,
P U B L I C I D A D E