Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Paciente de 24 anos, diagnosticado com linfoma de Hodgkin, recebe alta após procedimento bem-sucedido; novo serviço do HGG fortalece atendimento à saúde na Estado

HGG realiza com sucesso primeiro transplante de medula óssea da rede estadual de Goiás

07/05/2024, às 10:40 · Por Redação

O Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG), em Goiânia, concluiu com sucesso o primeiro transplante de medula óssea da rede estadual de Goiás. O paciente, Patrick Brunner Viana de Assis, de 24 anos, diagnosticado com linfoma de Hodgkin, recebeu alta hospitalar após o procedimento realizado pela equipe médica coordenada pelo hematologista Adriano de Moraes Arantes.

O transplante, classificado como autólogo, utilizou células precursoras da medula óssea do próprio paciente. Segundo o médico Adriano Arantes, o procedimento transcorreu dentro das expectativas, marcando o início de uma nova fase para o HGG. Este é o primeiro transplante de muitos que esta unidade 100% SUS irá realizar junto aos à Rede Estadual de Saúde”, disse ao jornal A Redação. Adriano Arantes explica ainda que o serviço vai atender pessoas que possuem algumas doenças que afetam as células do sangue, linfomas e mielomas.

Apesar da alta hospitalar, Patrick continuará sob cuidados devido à fragilidade de seu sistema imunológico, com um período de acompanhamento e revacinação agendados. “Nestes primeiros dias há o risco, ainda que leve, de imunossupressão, que é a diminuição da resposta imune do organismo. O Patrick está passando por uma reconstrução do sistema imunológico. Ele vai passar por um período de acompanhamento, vai ser revacinado com várias vacinas, que incluem: Influenza, Hepatite A, Hepatite B e outras do calendário de pacientes transplantados. Pelos próximos 180 dias, ele vai passar por algumas limitações, mas logo estará livre para viajar e exercer suas atividades habituais”, explicou.

O Serviço de Transplante de Medula Óssea do HGG, iniciado no último mês de abril, representa um avanço na oferta de tratamentos de saúde na região. Habilitada pelo Ministério da Saúde em 2023, a unidade tem capacidade para realizar seis transplantes por mês, além de atender 45 pacientes em regime ambulatorial. Com instalações modernas e exclusivas para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o espaço do serviço de transplante de medula óssea no HGG oferece conforto e segurança aos pacientes, seguindo todas as normas sanitárias vigentes. 

O apoio do Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Prof. Nion Albernaz na coleta e processamento das células progenitoras hematopoiéticas é fundamental para o sucesso dos transplantes. O Governo de Goiás, por meio do HGG, reafirma seu compromisso em fornecer cuidados de saúde de qualidade e excelência à população goiana, fortalecendo a infraestrutura e os serviços médicos no Estado.


Saúde Transplante Medula Óssea HGG Goiás,
P U B L I C I D A D E