Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Os resultados eram inventados e sequer tinham máquinas para analisar amostras de fezes e urina

Laboratório emitia falsos resultados de exames feitos em idosos e trabalhadores em Goiânia

30/04/2024, às 13:45 · Por Redação

O laboratório de análises clínicas, alvo de uma operação da Polícia Civil de Goiás (PC-GO), foi descoberto fabricando resultados falsos de exames com amostras de fezes e urina, revelou a investigação. De acordo com a delegada Débora Melo, os principais clientes eram idosos e trabalhadores, e o laboratório não possuía os equipamentos necessários para realizar esses exames.


"No mês de dezembro de 2023, pelo menos 94 resultados de exames de fezes e urina foram emitidos sem que as amostras tivessem passado por qualquer tipo de análise real. Isso representa um sério risco para a saúde pública, comprometendo a integridade física dos pacientes", detalhou a delegada.


A operação foi divulgada nesta segunda-feira (29), e a clínica foi interditada. Débora Melo explicou que, se um paciente desejava verificar se tinha alguma infecção ou bactéria, não seria possível descobrir, já que os resultados sempre indicavam negativo para o laboratório.


"Esse laboratório prestava serviços para várias clínicas de medicina do trabalho. Sabemos que, para a contratação de profissionais no setor alimentício, é necessário comprovar a ausência de bactérias como a salmonela, por exemplo. Assim, se alguém passou por esse laboratório e recebeu um resultado negativo, pode estar trabalhando em um restaurante ou padaria, representando um risco de contágio para a população em geral", alertou Débora Melo.


A delegada informou que o laboratório realizava mais de 8 mil tipos de exames. Até o momento, foi confirmado que as análises de urina e fezes foram falsificadas devido à falta de equipamentos específicos, e não eram terceirizadas para outros laboratórios. No entanto, a polícia não descarta a possibilidade de fraudes em outros tipos de exame.


"Isso pode configurar até mesmo um crime de estelionato, prejudicando financeiramente as pessoas afetadas. Se houver consumidores que se sentiram lesados e realizaram exames falsos, é crucial que procurem a Delegacia do Consumidor para relatar esses fatos", concluiu a delegada.


Na manhã desta segunda-feira (29), a Polícia Civil de Goiás realizou uma operação para investigar as supostas fraudes nos exames. Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Goiânia, Senador Canedo e Nova América. A investigação teve início após a Vigilância Sanitária ser acionada para verificar a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).


Os mandados foram executados nas unidades do laboratório investigado no Setor Coimbra, em Goiânia, e na cidade de Nova América. Já em Senador Canedo, o mandado foi cumprido na residência dos proprietários.


Laboratório Exames falsos
P U B L I C I D A D E