Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Senador Jorge Kajuru deu entrevistas, em março de 2019 e agosto de 2020, nas quais acusou Gilmar de "vender sentenças"

Flávio Dino do STF marca conciliação por conta de calúnia para daqui um mês entre Kajuru e Gilmar Mendes

29/04/2024, às 08:50 · Por Redação

No próximo dia 29 de maio, está agendada uma audiência de conciliação que colocará frente a frente o senador Jorge Kajuru (PSB), representante de Goiás, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.

O embate entre as partes remonta a entrevistas concedidas por Kajuru em março de 2019 e agosto de 2020, nas quais o senador acusou Gilmar Mendes de supostamente "vender sentenças".

O processo, que está sob a relatoria do ministro do STF Flávio Dino, teve origem após a Procuradoria-Geral da República (PGR) decidir denunciar Kajuru por calúnia contra Gilmar, em abril de 2023.

Jorge Kajuru solicitou ao STF a rejeição da denúncia, argumentando que antes mesmo de ser formalmente acusado pela PGR, utilizou uma sessão do Senado para se retratar dos ataques direcionados a Gilmar Mendes.

Além de um pronunciamento oral, Kajuru enviou um documento ao ministro expressando suas "desculpas sinceras", mencionando sua falecida mãe e Deus, reconhecendo ter exagerado em suas críticas ao comportamento de Gilmar Mendes como ministro do STF.

A Procuradoria solicitou a perda do mandato de Kajuru em caso de condenação, caso a pena imposta seja superior a 4 anos de prisão.

A tentativa de conciliação será conduzida por um juiz instrutor do gabinete de Flávio Dino.


Jorge Kajuru Gilmar Mendes STF
P U B L I C I D A D E