Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação / Semad

Irregularidades já eram esperadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás

Outubro registrou chuvas abaixo da média histórica para Goiânia

10/11/2019, às 02:55 · Por Pedro Lopes

O volume de chuva registrado em Goiânia no mês outubro foi de 82,8 milímetros (mm), contrariando a média de 154,8 mm prevista pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para Goiás. O número é 46,5% do que geralmente é registrado pelo sistema.

O pouco volume de chuvas do mês passado influenciou a vazão do Rio Meia Ponte, principal manancial que abastece Goiânia e a Região Metropolitana.

Na última semana, entre os dias 31 de outubro e 6 de novembro, a Sala de Situação da Saneago registrou, no ponto de captação, vazão média de 3.067 litros por segundo (l/s).

Considerando as medições da manhã e fim da tarde, número que se aproxima do nível crítico 3 (quando a vazão é igual ou menor que 2.800 l/s). O resultado atual não significa um sinal de alerta, mas de atenção, uma vez que a quantidade de água não ameaça o abastecimento.

A chefe de seção da Previsão do Tempo do Inmet Goiânia, Marna Mesquita, ressalta que os dados não mostram que as precipitações estão irregulares. “Às vezes é registrado este tipo de ‘atraso’. Entretanto, as chuvas periódicas estão previstas para novembro”, explica.

O fato já era esperado pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. 

O Popular

Chuvas Goiânia Inmet
P U B L I C I D A D E