P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 11/06/24
Matérias
Divulgação

Mais de 70 mil imóveis são flagrados pela Equatorial com energia furtada em Goiás; concessionária alerta para os riscos e impactos do furto de energia

Mais de 70 mil imóveis são flagrados pela Equatorial com energia furtada em Goiás

25/04/2024, às 10:13 · Por Redação

A Equatorial Goiás divulgou um levantamento alarmante sobre o furto de energia no estado. Segundo a concessionária, ao longo do ano passado, foram fiscalizados quase 200 mil imóveis e estabelecimentos em Goiás, e em 35% dessas visitas, o equivalente a 70 mil unidades consumidoras, foi identificado o furto de energia, conhecido como "gato". A energia furtada, estimada em 628 Giga watt/hora, seria suficiente para abastecer Goiânia durante dois meses.

O levantamento revela que até condomínios inteiros foram flagrados utilizando energia elétrica de forma irregular, juntamente com fazendas, mercados, indústrias e distribuidoras de bebidas.

O crime de furto de energia está previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro e pode resultar em pena de até oito anos de reclusão. A Equatorial Goiás realizou 77 operações no primeiro trimestre deste ano, resultando na prisão de 38 pessoas, a maioria na capital e região metropolitana. No ano passado, foram realizadas 106 prisões.

O executivo de Segurança Empresarial da Equatorial Goiás, Johnathan de Jesus, ressalta que os esforços para combater esse crime contam com a colaboração da área de segurança da empresa, que monitora denúncias e reúne informações para evitar que essas práticas continuem.

Além dos riscos legais, a concessionária alerta para os prejuízos causados aos consumidores regulares, já que o furto de energia prejudica a qualidade do fornecimento, podendo causar sobrecargas, queima de equipamentos e interrupções no fornecimento para todos os clientes. O gerente de serviços técnicos e comerciais da Equatorial Goiás, Pabllo Barbosa, destaca ainda o risco de acidentes graves decorrentes dessa prática.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) inclui nas tarifas uma parcela destinada a cobrir as perdas comerciais, mas os clientes da Equatorial Goiás são incentivados a ajudar a combater o furto de energia por meio de denúncias na Central de Atendimento da companhia.


Equatorial Energia Consumo Furto Imóveis Goiás,
P U B L I C I D A D E