Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Em 21 de outubro deste ano, João Eustáquio retirou mais de uma centena de árvores de sua fazenda

Prefeito de São Patrício é impedido de promover desmatamento sem licenciamento

08/11/2019, às 14:58 · Por Pedro Lopes

O prefeito de São Patrício, Ziquinho, está proibido de fazer a limpeza de pastos e de retirar lenha da Fazenda dos Bois, que é de sua propriedade. Agindo sem licencimaneto ambiental, o político pode pagar multa diária de R$ 10 mil se continuar desmatando. 

As investigações do Ministério Público de Goiás (MP-GO) foram abertas a partir de denúncia anônima que apontava, além da irregularidade ambiental, o suposto uso de maquinário da prefeitura de Rialma, que não foi comprovado. 

A área está embargada como medida para evitar a degradação ambiental. A decisão é do juiz Leonilson Antônio Silva, da comarca de Rialma, que acolheu o pedido do promotor de Justiça Wessel Teles de Oliveira.

Conforme a denúncia, no dia 21 de outubro deste ano verificou-se a derrubada de árvores de uma das fazendas do prefeito. Embora tenha apresentado licença ambiental de pastagem emitida pela Secretaria de Meio Ambiente de Rialma, o documento não autorizava a derrubada de árvores.

Segundo argumentou o promotor, o desmatamento exigiria o prévio licenciamento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o que não ocorreu. No local, verificou-se que mais de uma centena de árvores foi derrubada.


Prefeito de São Patrício João Eustáquio Cordeiro Ministério Público de Goiás Juiz Leonilson Antônio Silva
P U B L I C I D A D E