Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Reprodução

Após reincidência de denúncias de má prestação de serviço e superlotação em unidade de saúde, Procon Goiás autua Hapvida pela segunda vez

Procon suspende venda de planos de saúde Hapvida

16/04/2024, às 10:15 · Por Redação

Dando seguimento à operação realizada na última sexta-feira, 12, o Procon Goiás conduziu nova fiscalização no Hospital Jardim América, responsável pelo atendimento de emergência do plano de saúde Hapvida, nesta segunda-feira, 15.

Diante da persistência das denúncias sobre a má qualidade do serviço, longos períodos de espera por atendimento e superlotação do pronto-socorro, a empresa foi autuada pela segunda vez. Como medida cautelar, o Procon Goiás notificou a suspensão temporária da venda de novos planos de saúde Hapvida em todo o estado, pelo período de sete dias, com possibilidade de prorrogação caso não haja melhorias comprovadas pela empresa. 

A ação contou com a parceria da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon). Apesar da autuação anterior na sexta-feira, 12, novas denúncias de superlotação continuaram a surgir, resultando em demoras e falta de atendimento na unidade de saúde.

Durante a fiscalização, os agentes constataram a ausência de serviço de triagem no pronto atendimento, violando normas da Agência Nacional de Saúde (ANS). Além disso, foram observadas deficiências como falta de lençóis nos leitos de internação, ausência de equipamentos básicos como medidores de pressão, e registros de manipulação de medicamentos e seringas sobre lixeiras.

A autuação da empresa pode acarretar em multas que variam de R$ 754 a R$ 11 milhões, dependendo da extensão do dano, gravidade e faturamento da empresa. Os consumidores que precisarem denunciar podem contatar o Procon Goiás pelos telefones 151 (Goiânia) e (62) 3201-7124 (interior), ou por meio da plataforma online Procon Web.

Ao portal Mais Goiás, o plano de saúde Hapvida informou que tem reforçado o número de médicos, equipes de atendimento e colaborado com as informações solicitadas. Segundo a empresa, nas últimas semanas, toda a rede pública e privada de saúde têm enfrentado um aumento importante nas demandas de urgência e emergência, causadas por quadros epidemiológicos que assolam o país.


Suspensão Hapvida Procon Goiás Hospital Jardim América Goiânia Goiás,
P U B L I C I D A D E