Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Mudanças nas regras eleitorais de 2022 poderiam impedir permanência de 8 parlamentares na Câmara Municipal

Nova regra eleitoral colocaria em xeque mandato de 8 vereadores em Goiânia

10/04/2024, às 18:41 · Por Redação

Com base na nova regra eleitoral implementada em 2022, pelo menos oito vereadores eleitos em Goiânia em 2020 enfrentariam a perspectiva de não terem seus mandatos renovados. Nomes como Sandes Júnior, Juarez Lopes, Leandro Sena, Wellington Bessa, Santana Gomes, Pastor Wilson, Thialu Guioti e Léo José estariam sob risco, com candidatos de MDB, PSD e PSL (hoje União Brasil) ocupando seus lugares, como mostra análise feita pelo portal Folha Z.

A modificação na legislação eleitoral altera a distribuição de cadeiras no parlamento, com a divisão ocorrendo de acordo com um novo cálculo. No novo modelo, os partidos precisam atingir um número mínimo de votos para garantir a ocupação de cadeiras, além de assegurar que seus candidatos obtenham pelo menos 20% do Quociente Eleitoral (QE) estabelecido.

Em Goiânia, por exemplo, onde houve 600 mil votos válidos para 35 vagas de vereador, o QE foi de 17,1 mil votos. Com a regra em vigor, partidos como MDB e Republicanos conquistaram vagas já na primeira fase, sendo que o MDB garantiu quatro cadeiras e o Republicanos, duas.

Entretanto, o restante das cadeiras é distribuído em rodadas subsequentes, com base nos votos obtidos pelos partidos e nas vagas já ocupadas. Nessa etapa, há exigências adicionais, como o cumprimento de 80% do QE pelo partido e 20% pelo candidato individualmente.

O cenário resultante revela que 15 vereadores eleitos anteriormente não atenderiam a essas exigências. O Progressistas e o PDT, por exemplo, não alcançaram os 80% exigidos, enquanto 6 vereadores não obtiveram os 20% mínimos do QE, o que os impediria de assumir a cadeira.

Caso a nova regra estivesse em vigor, MDB, PSD e PSL esgotariam as vagas disponíveis sem abrir espaço para a última fase, onde todos os partidos podem concorrer. Essa mudança teria impacto direto na composição da Câmara Municipal de Goiânia, resultando na substituição de alguns vereadores e na eleição de novos representantes partidários. 


Política Eleições Vereadores Goiânia Goiás,
P U B L I C I D A D E