Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Produção do minério defendido pelo senador causa câncer de pulmão, laringe, ovário, além de fibrose pulmonar e mesotelioma

Vanderlan Cardoso busca reverter decisão que proibiu extração de amianto em Minaçu

06/11/2019, às 16:34 · Por Pedro Lopes

O senador Vanderlan Cardoso (PP) pediu audiência com o procurador-geral da República, Augusto Aras, nesta semana. Na pauta, a liberação da extração do amianto crisotila em Minaçu. Na semana anterior, Aras emitiu parecer contrário à lei estadual sobre o tema, mas Vanderlan diz que há outra ação sobre o assunto que ainda espera parecer da PGR. 

Com a produção proibida no Brasil pelo Supremo Tribunal Federal (STF), um grupo de senadores liderados por Vanderlan Cardoso (PSB) visitou, em maio, Minaçu, no norte de Goiás. Na oportunidade, os parlamentares defenderam a retomada da produção do amianto crisotila pela Mineradora Sama na cidade. A extração do minério, que pode provocar câncer, foi encerrada em fevereiro do ano passado.

O lobby do senador goiano pela volta da produção não se resumiu à visita de uma comitiva de senadores ao local – que incluiu a presença do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP). O perfil de Vanderlan Cardoso no Twitter reforçou a defesa da produção do minério. Ele diz que vai levar integrantes do Supremo para conhecer a mina - com um certo atraso, já que a decisão do STF de proibir o amianto já foi tomada.

O principal argumento de Vanderlan para defender de forma contundente a volta da produção de amianto é que se o País tivesse realmente preocupado com a saúde pública o consumo de cigarros seria proibido. A comparação simplesmente não cabe. O Ministério da Saúde produz campanhas e informa sobre os riscos do consumo de tabaco - e faz uso de forma espontânea quem assim deseja. No caso da produção do amianto, o trabalhador de uma mineradora não tem esse poder de decisão, além de ser constantemente enganado por vários atores que garantem que a produção do minério é segura.

Em 2010 e em 2014 a Mineradora Sama fez doações às campanhas eleitorais de Vanderlan Cardoso, candidato ao Governo de Goiás nas duas ocasiões. A primeira doação registrada foi de R$ 100 mil. Na disputa seguinte, Vanderlan amealhou R$ 130 mil da mineradora. 

Banimento

Há décadas o amianto é utilizado na fabricação de materiais para a construção civil. Após ser incluída no grupo principal de substâncias cancerígenas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a produção e utilização do produto já foi proibida em cerca de 60 países, incluindo, recentemente, o Brasil.

De acordo com a OMS, que luta pela erradicação do produto, cerca de 125 milhões de pessoas estão expostas à fibra do amianto no mundo todo e pelo menos 100 mil morrem a cada ano por doenças associadas ao produto. Todos os tipos de amianto causam câncer de pulmão, laringe, ovário, além de fibrose pulmonar e mesotelioma. 



Amianto Crisotila Minaçu Sama Vanderlan Cardoso Augusto Aras STF Supremo Tribunal Federal
P U B L I C I D A D E