Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Goiás lidera redução do analfabetismo no Brasil; taxa goiana, entre os anos de 2016 e 2023, diminuiu de 5,9% para 4%

Goiás lidera redução do analfabetismo no Brasil

30/03/2024, às 16:29 · Por Redação

Goiás alcançou a maior redução na taxa de analfabetismo entre pessoas de 15 anos ou mais em todo o país nos últimos oito anos, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisada pelo Instituto Mauro Borges (IMB). A taxa goiana, entre os anos de 2016 e 2023, diminuiu de 5,9% para 4%, representando uma queda relativa de 32,2%, enquanto a redução nacional foi de 19,4% no mesmo período.

O êxito desse resultado é atribuído à efetividade do programa Goiás Social, que visa proporcionar autonomia às pessoas em situação de vulnerabilidade por meio da educação. A coordenadora do programa, primeira-dama Gracinha Caiado, destaca o programa Alfabetização e Família como um dos pilares dessa iniciativa. "Estamos prestes a lançar a quarta turma desta ação que já possibilitou a milhares de goianos a oportunidade de ler, escrever e fazer contas básicas. A educação transforma e o Goiás Social aposta nisso", ressalta Gracinha.

Inaugurado em 2019, o programa Alfabetização e Família tem como propósito principal aumentar os índices de escolarização de jovens, adultos e idosos goianos. Executado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em colaboração com o Gabinete de Políticas Sociais (GPS), o programa oferece turmas de alfabetização nos municípios abrangidos pelo Goiás Social.

Em 2024, o programa entra em sua quarta fase, com a expectativa de atender até 6 mil alunos em todo o estado. As primeiras 40 turmas já estão formadas e frequentando as aulas desde o início de março. "Quando visito os municípios e testemunho pessoalmente as histórias de muitos idosos melhorando de vida, aprendendo a ler e escrever, tenho a certeza de que estamos no caminho certo", acrescenta Gracinha.

A PNAD revela que a maior redução do analfabetismo ocorreu entre pessoas com mais de 60 anos, com uma queda de 10,2 pontos percentuais entre 2016 e 2023. Além disso, destaca-se a redução significativa na taxa de analfabetismo entre pessoas de cor preta ou parda, que caiu 34,3%. O estado também investe na alfabetização infantil por meio do programa AlfaMais Goiás, que assegura que as crianças saibam ler e escrever até o segundo ano do ensino fundamental.

O governador Ronaldo Caiado enfatiza a importância dessas iniciativas: "É uma questão de dignidade dar a tantas pessoas a oportunidade de melhorar de vida. Quanto mais educação, mais mobilidade social". O programa AlfaMais Goiás atende cerca de 300 mil estudantes em todos os 246 municípios goianos, tendo recebido aproximadamente R$ 60 milhões em recursos para sua implementação.


Analfabetismo Redução Goiás
P U B L I C I D A D E