Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Com mais de 86 mil doses a serem administradas, Goiás busca ampliar imunização contra dengue

Goiás corre contra o tempo para aplicar doses da vacina Qdenga antes do vencimento

29/03/2024, às 10:03 · Por Redação

Goiás enfrenta um desafio nos próximos 30 dias: aplicar mais de 86 mil doses da vacina Qdenga antes que a validade expire em 30 de abril. A campanha de vacinação contra a dengue, destinada a jovens entre 10 e 14 anos, teve início em 15 de fevereiro, com a chegada de 158.505 doses ao Estado. No entanto, até o momento, apenas 45,23% do público-alvo foi vacinado, totalizando 71.678 doses administradas em 134 municípios goianos.

Diante da iminência do vencimento das doses, o Ministério da Saúde anunciou a distribuição de mais 165 municípios brasileiros, incluindo cidades de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Pernambuco, Paraná e Santa Catarina, com o intuito de evitar perdas. Em todo o país, aproximadamente 668 mil doses estão próximas da expiração, sendo 523 mil em junho e 84 mil em julho.

A Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) planeja remanejar as doses dos municípios com excedente para aqueles que ainda não receberam o imunizante. No entanto, não há previsão de envio de novas doses pelo Ministério da Saúde. A pasta ressalta a importância de diversificar as estratégias de vacinação para alcançar o maior número possível de pessoas.

Desde o início da campanha, Goiás foi um dos primeiros estados a ampliar a faixa etária de vacinação, passando de 10 e 11 anos para 10 a 14 anos em fevereiro. Contudo, não há expectativa de nova expansão. O esquema vacinal requer duas doses com intervalo de três meses, o que implica que as doses distribuídas são apenas para a primeira etapa da vacinação.

Em Goiânia, a situação é pior. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu 34.234 doses da vacina, mas apenas 28,3% do público-alvo foi vacinado até agora. Com o risco de perda de doses devido à baixa procura, a SMS intensificou esforços, disponibilizando a vacina em 72 salas durante a semana e em quatro nos finais de semana e feriados. A divulgação tem sido feita em diversos meios, incluindo redes sociais e veículos de comunicação.

Quanto às mortes em Goiás, são cinco confirmadas em Goiânia e 84 casos em todo o estado. Além disso, há outros 100 óbitos suspeitos, embora não haja informações sobre a faixa etária das vítimas. Até a semana passada, foram registrados 74.199 casos da doença em Goiás.


Saúde Vacinação Dengue Goiás
P U B L I C I D A D E