Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Ao menos 60 profissionais já estão trabalhando

Justiça suspende concurso de Abadia de Goiás com 297 professores aprovados

27/03/2024, às 16:42 · Por Redação

O Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) decidiu nesta semana, suspender o concurso público que aprovou 297 professores no ano passado, realizado pela Prefeitura de Abadia de Goiás. A medida foi tomada em resposta a um pedido do Ministério Público estadual (MPGO), que identificou múltiplas irregularidades na aplicação e correção das provas pelo Instituto de Tecnologia e Educação Ltda. A suspensão abrange apenas os candidatos que concorreram a cargos de nível superior.

Segundo o promotor de Justiça Wesley Branquinho, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Guapó, comarca a que pertence Abadia de Goiás, uma ação civil pública foi proposta com base em mais de 40 denúncias recebidas pelo MPGO. As irregularidades incluem problemas na leitura dos cartões de resposta e na correção das redações.

"Nas provas objetivas, as classificações foram incorretas, com candidatos com menos pontos sendo classificados indevidamente e até mesmo obtendo pontuação na prova de redação", explica Branquinho. Ele também aponta que o tipo de redação foi alterado de dissertativo-expositivo para dissertativo-argumentativo no dia da prova, contrariando o edital.

O promotor destaca que cerca de 60 professores aprovados no concurso já estão exercendo o cargo, sem regularização adequada para a função de educadores, o que pode prejudicar a educação de crianças, especialmente as mais vulneráveis.

Com a decisão do TJGO, tanto os professores já em exercício quanto os que aguardavam chamamento público terão seus resultados suspensos. O judiciário determinou um prazo de 90 dias para que a Prefeitura de Abadia de Goiás adote medidas administrativas.

Diante das denúncias, a recomendação é que os cartões de resposta sejam corrigidos novamente e as provas de redação sejam refeitas.


Justiça Concurso Abadia de Goiás
P U B L I C I D A D E