Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Reprodução

Retorno de Wesley e Joesley Batista ao conselho de administração da JBS é aprovado após sete anos afastados

Retorno de Wesley e Joesley Batista ao conselho de administração da JBS é aprovado

27/03/2024, às 12:32 · Por Redação

Os empresários Wesley e Joesley Batista estão de volta ao conselho de administração da JBS, uma decisão anunciada pelo colegiado nesta terça-feira, 26. Com a reintegração dos irmãos, o conselho da gigante do setor de proteínas passa a contar com 11 membros, sendo a maioria, sete no total, considerada independente. Wesley e Joesley, acionistas controladores da JBS, possuem uma extensa trajetória na empresa, onde começaram a trabalhar desde a juventude e já ocuparam cargos de presidente.

Além de serem acionistas da JBS, os irmãos Batista também têm participação no grupo J&F, conglomerado que detém diversas empresas, incluindo a própria JBS, Eldorado Brasil Celulose, J&F Mineração, Flora, Âmbar, Banco Original, Picpay e Canal Rural. O grupo, que tem origem em um negócio familiar com mais de 70 anos de história, teve seu início com a JBS, líder global na produção de proteína.

Joesley ingressou na carreira corporativa como gerente na Flora Higiene e Cosméticos aos 16 anos, ascendendo para a liderança de frigoríficos da Friboi em Goiás. Em 2005, tornou-se presidente da JBS e atualmente preside o Instituto J&F, dedicado à educação.

Por sua vez, Wesley ocupou o cargo de CEO global da JBS por seis anos e anteriormente foi CEO da JBS USA por quatro anos. Durante sua gestão, a empresa realizou importantes aquisições, incluindo a XL Foods no Canadá, a Seara no Brasil, a Cargill Pork nos EUA, a Primo na Austrália e a Moy Park no Reino Unido.

O retorno dos irmãos Batista ao Conselho de Administração da JBS ocorre sete anos após terem deixado o colegiado, período marcado pelo acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal (MPF). Em 2017, foram detidos sob suspeita de uso de informações privilegiadas para lucrar no mercado financeiro, mas não houve condenações na esfera judicial ou administrativa em relação ao caso.


JBS Wesley e Joesley Batista Friboi Goiás
P U B L I C I D A D E