Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Goiás tem 128 municípios em estado de emergência e 64 mortes por dengue confirmadas; Secretaria de Saúde do Estado alerta para o aumento dos casos e das taxas de incidência da doença, com Goiânia como uma das preocupações principais

Goiás tem 128 municípios em estado de emergência e 64 mortes por dengue confirmadas

22/03/2024, às 09:15 · Por Redação

Goiás enfrenta uma grave crise de saúde pública devido à dengue, com 64 mortes registradas e 101 óbitos em investigação, de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado (SES-GO) divulgado nesta quinta-feira, 21. O Estado também contabiliza 63.971 casos confirmados e 139.398 notificações da doença. A situação é tão preocupante que 128 municípios goianos permanecem em estado de emergência.

A assessoria técnica da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), Cristina Laval, enfatizou ao jornal Opção a importância de manter as medidas de prevenção e controle da doença em meio a esse cenário alarmante. Segundo ela, nenhum município que entrou em estado de emergência conseguiu sair dessa situação até o momento. Ela reforça a necessidade de ações contínuas para evitar a propagação do vírus.

A recente declaração de estado de emergência em Goiânia, realizada pela Prefeitura na semana passada, aumentou ainda mais as preocupações das autoridades de saúde. A capital, devido à sua alta densidade populacional, pode ser um vetor significativo para o aumento dos casos em toda a Região Metropolitana. Cristina Laval alertou para a possibilidade de crescimento nos números de casos graves e óbitos devido à maior incidência da doença na cidade.

Outro desafio enfrentado é o aumento da procura por hospitais, o que pode levar à sobrecarga do sistema de saúde. A superintendente de Regulação da SES-GO, Amanda Limongi, orientou que pacientes com sintomas iniciais de dengue busquem atendimento em unidades básicas de saúde para evitar uma maior pressão sobre os hospitais terciários.

Apesar dos desafios, houve um aumento na imunização do público-alvo contra a dengue, com a ampliação da faixa etária para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em 134 municípios. “Já temos uma semana que ampliamos para todo o público alvo de 134 municípios, que são crianças e adolescentes, de 10 a 14 anos. Então, saltamos de 12% para praticamente 24%”, enumerou Laval.


Saúde Dengue Vacinação Situação de Emergênica Mortes Goiás
P U B L I C I D A D E