Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Presidente nacional do PSDB revela que negociações para uma possível federação partidária estão avançadas, porém, devem ser definidas após as eleições municipais deste ano

Marconi Perillo quer federação do PSDB com PDT e Podemos

16/03/2024, às 08:13 · Por Redação

O ex-governador de Goiás e atual presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, afirmou à Carta Capital que as tratativas para uma federação partidária com o PDT e o Podemos estão em estágio avançado. Entretanto, o acordo só será concretizado após as eleições municipais deste ano.

Durante um evento do PSDB em Aracaju, Perillo destacou que as negociações estão em curso e que há um clima favorável para a união das siglas. O ex-governador está em uma jornada pelo país para organizar os palanques nas capitais visando as eleições de outubro.

As eleições deste ano são consideradas pelo PSDB como um teste para uma nova plataforma política de "terceira via", diante da perda de capilaridade do partido e do surgimento de novas lideranças políticas. As conversas com o Podemos iniciaram-se em 2022, mas foram retomadas com a chegada de Perillo ao comando do PSDB.

Já em relação ao PDT, a aproximação é mais recente e envolve lideranças da sigla no Ceará, como Ciro Gomes, que busca construir uma alternativa ao PT e ao bolsonarismo para 2026. Ciro e Perillo se encontraram recentemente em Fortaleza para selar uma aliança na disputa municipal do estado, com possibilidade de replicação em outras cidades.

A federação entre os partidos surge como uma estratégia para fortalecer as legendas e ampliar sua representatividade política. Essa modalidade permite uma união permanente entre as siglas, diferente das coligações eleitorais que têm caráter temporário.


Política PSDB PDT Podemos Marconi Perillo Federação
P U B L I C I D A D E