Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Idosos representam a maioria das vítimas fatais de Covid-19 em Goiás; dados revelam que pessoas com 60 anos ou mais respondem por 58,7% das mortes pela doença no estado em 2024

Idosos representam a maioria das vítimas fatais de Covid-19 em Goiás

15/03/2024, às 10:29 · Por Redação

A cada dois dias, um idoso perde a vida para a Covid-19 em Goiás, conforme dados compilados até a última quarta-feira, 13 de março, pelo jornal O Popular. Do total de 63 óbitos registrados no estado este ano, 37 foram de pessoas com 60 anos ou mais, representando 58,7% das mortes. Essa tendência reflete um padrão histórico, no qual os idosos são os mais afetados em termos de casos graves e óbitos relacionados à doença.

As três maiores cidades de Goiás concentram a maior parte dos óbitos por Covid-19 neste ano são: Goiânia (25,3%), Anápolis (9,5%) e Aparecida de Goiânia (6,3%). O pico de mortes ocorreu entre a quinta e a oitava semana epidemiológica, acompanhando o aumento de casos no período. A oitava semana registrou o maior número de casos, com 9,7 mil.

A infectologista Marília Turchi, do Laboratório Padrão, explica que os idosos são mais vulneráveis à Covid-19 devido a uma série de fatores, incluindo a diminuição das defesas do corpo com o envelhecimento e a presença mais frequente de comorbidades. Embora a faixa etária com mais casos confirmados seja a de 30 a 39 anos, os idosos representam a maioria esmagadora dos óbitos no estado.

Apesar de o cenário epidemiológico da Covid-19 não ser tão alarmante quanto em anos anteriores e a atenção das autoridades estar voltada para o avanço da dengue em Goiás, a superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, destaca que a Covid-19 ainda é motivo de preocupação, especialmente em grupos específicos.

A vacinação tem desempenhado um papel importante na melhoria do cenário epidemiológico da Covid-19 em Goiás. Em comparação com os anos anteriores, houve uma redução significativa no número de casos graves e óbitos. No entanto, a cobertura vacinal entre os idosos ainda é considerada baixa, com apenas cerca de 38% do público-alvo vacinado com a dose bivalente, que promove imunização contra novas variantes do coronavírus.

A segunda fase do inquérito nacional Epicovid 2.0, que está em andamento em Goiás, visa avaliar a real dimensão da pandemia e subsidiar políticas públicas para o tratamento das sequelas da doença. A pesquisa, que abrange diversos municípios do estado, deve fornecer dados valiosos para a gestão da saúde pública e o enfrentamento da pandemia.


Saúde Covid-19 Vítimas Fatais Goiânia Aparecida de Goiânia Anápolis Vacinação Goiás
P U B L I C I D A D E