Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Goiânia lidera ranking nacional com menor taxa de obesidade; estudo do Ministério da Saúde aponta que apenas 17,7% da população de Goiânia está acima do peso e se torna a menor taxa de obesidade no Brasil

Goiânia lidera ranking nacional com menor taxa de obesidade

14/03/2024, às 10:20 · Por Redação

Goiânia é a capital brasileira com a menor taxa de obesidade, segundo um estudo realizado pelo Ministério da Saúde em 2023. Os dados, coletados pelo levantamento da Vigilância de Fatores de Risco de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), revelam que apenas 17,7% da população da capital goiana é considerada com excesso de peso, colocando-a no topo do ranking das 27 capitais do país.

A pesquisa também ressalta que, em Goiânia, as mulheres apresentam uma taxa de obesidade ligeiramente inferior à dos homens, com 15,9% e 19,7%, respectivamente. Esse resultado evidencia a importância da alimentação balanceada e da prática regular de exercícios físicos na manutenção do peso ideal e na promoção da saúde, conforme disse o nutrólogo José Israel Sanchez Robles ao Diário de Goiás.

Segundo o especialista, uma alimentação equilibrada desempenha um papel fundamental no controle de peso, sendo essencial para fornecer os nutrientes necessários ao corpo. Ele enfatiza que, embora a prática de exercícios físicos seja igualmente importante, a combinação de uma dieta saudável com atividades regulares é a abordagem mais eficaz para alcançar e manter o peso ideal.

Entretanto, o estudo revela que apenas 41,3% da população de Goiânia realiza, pelo menos, 150 minutos de atividades físicas moderadas por semana no tempo livre. Em contrapartida, 8,4% das pessoas afirmam praticar atividades durante o deslocamento para a escola ou trabalho. No ranking nacional, Goiânia ocupa o 16º lugar em termos de prática regular de atividades físicas.

Capitais como Vitória (ES), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Boa Vista (RR) e Aracaju (SE) se destacam por terem uma maior proporção de sua população praticando o tempo ideal de atividades físicas semanalmente no tempo livre, conforme indicado pelo estudo do Ministério da Saúde.


Estudo Ministério da Saúde Obesidade Taxa Goiânia
P U B L I C I D A D E