P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 10/06/24
Matérias
Divulgação

Disputa por terra em Santa Cruz de Goiás: famílias temem expulsão de fazenda reivindicada por Magda Mofatto; Defensoria Pública pede suspensão da imissão de posse para investigação, enquanto tensão na região aumenta

Disputa por terra em Santa Cruz de Goiás: famílias temem expulsão de fazenda reivindicada por Magda Mofatto

14/03/2024, às 09:55 · Por Redação

A tensão cresce na Fazenda Vala do Rio do Peixe, localizada em Santa Cruz de Goiás, onde 17 famílias que ocupam a área desde 2000 temem serem expulsas após uma decisão judicial favorável ao grupo Roma Empreendimentos e Turismo, vinculado à deputada federal Magda Mofatto (PRD). A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE) solicitou a suspensão da imissão de posse para que o caso seja acompanhado pela Comissão de Soluções Fundiárias do Estado de Goiás.

Nesta quarta-feira, 13, um oficial de Justiça esteve na fazenda acompanhado de funcionários do grupo Roma, surpreendendo o defensor público Gustavo Alves de Jesus, do Núcleo Especializado em Direitos Humanos (NUDH). Alves afirmou que a DPE acionará a Corregedoria do Tribunal de Justiça de Goiás devido à violação do protocolo.

Relatórios do Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM) da DPE evidenciam a situação vulnerável das famílias, que vivem em condições precárias e temem a expulsão. Enquanto isso, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) relata aumento da tensão na região, com pressões intensificadas por parte do grupo Roma para que as famílias deixem a área. Por outro lado, o advogado do grupo Roma, Marco Antônio Barbosa de Farias, nega conflito agrário, afirmando que as terras não estão sujeitas a usucapião.


Terras Rio do Peixe Santa Cruz de Goiás
P U B L I C I D A D E