Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Orgão estadual explicou que foi constatado que a força da água da chuva provocou a destruição de uma barragem de pequeno porte, mas barragem não contribuiu para o transbordamento

Rompimento de barragem não contribuiu para acidente que vitimou família em Iaciara, aponta Semad

13/03/2024, às 15:25 · Por Redação

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) concluiu a sua investigação sobre o trágico acidente que resultou na morte de cinco membros de uma mesma família, após uma forte chuva desencadear o colapso de uma rodovia e arrastar o veículo em que estavam, na GO-010, em Iaciara, região nordeste de Goiás. Segundo a Semad, a barragem localizada aproximadamente 2 quilômetros da estrada não teve participação ou influência no incidente.

De acordo com informações fornecidas pelo Corpo de Bombeiros, na manhã da última quinta-feira (7), um bueiro na pista não suportou o volume das águas e cedeu, resultando no rompimento da estrada entre Iaciara e o povoado de Água Quente. A Semad, em comunicado oficial, esclareceu que a destruição observada foi resultado direto da força da enxurrada, que causou danos a uma barragem de pequeno porte (0,1 hectare) e a cacimbas destinadas à dessedentação animal.

Ao analisar os dados, foi constatado que o volume de água armazenado na referida barragem era insignificante, descartando, assim, qualquer relação entre o seu rompimento e a enxurrada que assolou a rodovia GO-110. "A barragem rompida fica a cerca de 2 km da estrada", ressaltou a Semad no comunicado, afirmando que o evento climático foi o principal fator desencadeante da tragédia, sem implicação da infraestrutura da barragem nas proximidades.


Barragem Iaciara Semad Goiás
P U B L I C I D A D E