P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 10/06/24
Matérias
Divulgação

SMS articula vacinação nas escolas para público de 10 a 14 anos

Adesão à vacina contra a dengue em Goiânia está abaixo do esperado apesar da explosão de casos

07/03/2024, às 09:37 · Por Redação

Apesar do aumento alarmante dos casos de dengue em Goiás, a adesão à vacinação contra a doença tem ficado aquém do esperado, especialmente na capital Goiânia. Com 44 óbitos confirmados e 95,9 mil registros notificados até o momento, um aumento de 209% em comparação ao ano anterior, a situação epidemiológica exige uma resposta urgente.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) identificou que pais podem estar relutantes em aplicar o imunizante em seus filhos, possivelmente devido a receios infundados. No entanto, a vacina contra a dengue, conhecida como QDengue, possui eficácia e segurança cientificamente comprovadas, conforme destacado pela SMS.

O baixo índice de vacinação, especialmente entre crianças de 10 e 11 anos, é preocupante. Das 34,2 mil doses destinadas a esse público em Goiânia, apenas 7,4 mil foram administradas, representando uma adesão de apenas 21,8%. Essa situação reflete a realidade também da vacinação contra a Covid-19, onde a cobertura entre crianças tem sido inferior ao desejado.

A SMS ressalta a importância da vacinação e tranquiliza a população quanto à segurança do imunizante, enfatizando que não houve registros de eventos adversos graves relacionados à vacinação. Ao contrário, a dengue tem sido uma ameaça séria, resultando em óbitos confirmados e em investigação.

Para aumentar a cobertura vacinal, a SMS planeja expandir os pontos de vacinação, inclusive considerando a possibilidade de levar o serviço para as escolas municipais. A colaboração entre as secretarias de Saúde e Educação visa sensibilizar os pais sobre a importância da vacinação, uma estratégia que se mostrou eficaz em outras campanhas.

O Governo Federal está estudando a inclusão de adolescentes de 12 a 14 anos no plano nacional de vacinação contra a dengue, enquanto o estado de Goiás já ampliou a faixa etária para 10 a 14 anos. No entanto, é crucial que a população compreenda a gravidade da situação e busque a imunização para alcançar a meta recomendada pelo Ministério da Saúde, que é de 90%.


Vacinação Dengue Goiânia
P U B L I C I D A D E