Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Ex-governador Marconi Perillo assina ADI que prejudica investimentos nos serviços essenciais de fornecimento de água e esgoto tratados

Saneamento: Entidades repudiam ação de Marconi contra Lei das Microrregiões

06/03/2024, às 17:54 · Por Redação

Nove entidades ligadas ao saneamento publicaram, juntas, uma carta aberta de repúdio à proposta de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) assinada pelo ex-governador e presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo. Para o grupo, o ex-governador afronta a dignidade dos goianos ao tentar impedir investimentos nos serviços essenciais de fornecimento de água e esgoto tratados. 

A carta chama atenção para o risco de o saneamento passar pelo mesmo “desastre” da antiga concessionária de energia de Goiás, a Celg, privatizada por Marconi em 2017. E entende que a medida instituída pelo Estado é única possível para manter uma política de subsídio cruzado entre os municípios mais e menos favorecidos, com a manutenção de uma tarifa única. 

De forma direta, a Lei das Microrregiões cria estruturas regionais para a prestação do serviço, organizando blocos de municípios e garantindo investimentos de forma regionalizada. Desta forma, as cidades menores – que exigem recursos vultosos sem retorno financeiro proporcional – não ficarão prejudicadas. 

“Lutamos por uma Saneago pública e de qualidade para ser capaz de levar saneamento a todo estado de Goiás, sem privatizações. Não se pode deixar repetir o exemplo da Celg D”, finaliza a carta assinada pela Abes/GO, Acesan, Adesag, Asan, Ases, Atisa, Musas, Senge e Stiueg.


Saneamento Marconi Perillo ADI
P U B L I C I D A D E