Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Capital ficou atrás somente de Brasília e Belo Horizonte

Goiânia é uma das três capitais mais quentes do país, aponta pesquisa

01/03/2024, às 10:07 · Por Redação

Goiânia ficou entre as três capitais que ficaram mais quentes no Brasil em 2023. A informação é do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). De acordo com os dados, Goiânia teve aumento de 3,64ºC na temperatura, ficando atrás somente das cidades de Brasília e Belo Horizonte.

De acordo com os pesquisadores, que analisaram os dados de temperatura estimados por satélite, 2023 foi o ano mais quente da história, com pico de calor registrado no mês de novembro. Os estudos, que avaliaram as temperaturas extremas combinadas com a seca de 2023, apontaram que as temperaturas e as secas extremas ocorreram principalmente nos meses de novembro e dezembro.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), entre agosto e novembro de 2023 ocorreram seis ondas de calor.

A nível global, os dados da World Meteorological Organization (WMO) e da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), demonstraram que o ano de 2023 foi o ano mais quente desde que os registros globais começaram em 1850, com 1,18°C acima da média do século XX estabelecida em 13,9°C. O valor é 0,15°C superior ao recorde anterior estabelecido em 2016.

De acordo com o Relatório do Clima de 2023 da NOAA, o El Nino pode ter contribuído para tal aquecimento anômalo, uma vez que durante anos de El Nino, as temperaturas globais tendem a ser mais quentes do que os anos neutros ou de La Niña.


Goiânia Calor Temperatura
P U B L I C I D A D E