Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Ex-marqueteiro de Vanderlan, Maurício Coelho está por trás da pré-candidatura de Lucas Kitão à Prefeitura de Goiânia; movimento surpreendente tem o respaldo do ex-deputado federal Vilmar Rocha

Ex-marqueteiro de Vanderlan, Maurício Coelho está por trás da pré-candidatura de Lucas Kitão à Prefeitura de Goiânia

28/02/2024, às 11:07 · Por Redação

O vereador Lucas Kitão desafia os acordos internos do PSD e lança sua pré-candidatura à Prefeitura de Goiânia. A decisão, anunciada nesta terça-feira, 27, vai de encontro aos planos do senador Vanderlan Cardoso, principal nome da legenda e atual presidente estadual do partido.

A pré-candidatura de Kitão conta com o apoio expressivo do ex-deputado federal Vilmar Rocha, que destacou a juventude do vereador, comparando-o à deputada federal Tabata Amaral em São Paulo. O movimento, coordenado pelo ex-marqueteiro do senador, Maurício Coelho, busca romper com as expectativas estabelecidas pela direção do partido.

Vilmar Rocha, um dos incentivadores da decisão de Lucas Kitão, comentou sobre a atual situação das pré-candidaturas em Goiânia, mencionando a exceção da candidatura da petista Adriana Accorsi, estruturada e orgânica. Ele enfatizou a necessidade de definições claras e afirmou que o vereador não deve ser visto como parte de uma conspiração, mas sim como alguém que, dentro do partido, deseja apresentar uma alternativa para a cidade.

Questionado sobre a possível candidatura de Vanderlan Cardoso, que buscava apoio do PT em um eventual segundo turno, Vilmar Rocha ironizou a situação, relembrando episódios anteriores em que o partido optou por realizar prévias para definir seus candidatos.

Ao Diário de Goiás, a assessoria do senador Vanderlan Cardoso informou que o presidente metropolitano do PSD, deputado federal Ismael Alexandrino, será o responsável por tratar do assunto. A atitude de Kitão aglutinou políticos de diferentes legendas, evidenciando a insatisfação interna em relação à ausência de um nome majoritário claro para a eleição de 2024.

O evento de lançamento da pré-candidatura contou com a presença do presidente nacional do Novo, Paulo Victor Marques, e recebeu o apoio do chamado Bloco Vanguarda, composto por partidos como SD, PSD, PTB, Podemos, UB e Patriota, que votam em conjunto na Câmara Municipal. A vereadora Gabriela Rodart, representando o bloco, anunciou o apoio a Kitão e criticou o atual prefeito, Rogério Cruz.

Lucas Kitão, em sua coletiva, defendeu a realização de prévias para a definição do nome do partido, destacando que o PSD é maior do que projetos pessoais. Ele ressaltou que a iniciativa é uma resposta à falta de definição dentro do partido e afirmou que protocolará um ofício no Diretório Estadual do PSD solicitando o agendamento das prévias e a formação de uma chapa de pré-candidatos a vereador.

O vereador, que busca espaço junto à base do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), descartou afinidades que permitam um alinhamento do PSD com o PT, indicando uma possível articulação entre a deputada federal Adriana Accorsi e Vanderlan Cardoso.


Política Eleições 2024 Prefeitura de Goiânia Lucas Kitão Vanderlan Cardoso Capital Goiás
P U B L I C I D A D E