Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Dengue já causou 21 mortes em menos de uma semana em Goiás; dados são do Painel de Monitoramento de Arboviroses da Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO)

Dengue já causou 21 mortes em menos de uma semana em Goiás

28/02/2024, às 10:30 · Por Redação

Os números de mortes por dengue em Goiás têm crescido de forma alarmante e alcança a marca de 21 óbitos em menos de uma semana desde o registro do primeiro caso fatal. Os indicadores do Painel de Monitoramento de Arboviroses da Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO), atualizados nesta terça-feira, 27, revelam uma situação preocupante, mesmo diante das ações de prevenção em vigor e da campanha de vacinação contra a dengue.

Além das 21 mortes já confirmadas, há ainda 72 óbitos sob suspeita, aguardando análise para determinar se foram causados pela dengue. O total de casos confirmados da doença ultrapassou a marca dos 30 mil, indicando um cenário crítico que exige atenção e medidas urgentes para conter a propagação do vírus.

Os municípios mais afetados, com maiores índices de mortes pela doença, são Anápolis, que registrou seis casos fatais, seguido por Uruaçu, com três confirmações. Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Iporá e Cristalina apresentam dois óbitos cada. Já Goiânia, Aurilândia, Alto Horizonte e Caldas Novas têm um óbito cada, somando uma triste estatística que reflete a gravidade da situação.

Apesar dos esforços empreendidos pelas autoridades de saúde e da intensificação da campanha de vacinação, a resposta da população ainda não é suficiente para conter o avanço da dengue. A SES-GO reforça a importância de medidas individuais e coletivas para eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, e destaca a relevância da busca por atendimento médico diante dos primeiros sintomas, visando um diagnóstico e tratamento precoces.


Saúde Dengue Aedes aegypti Mortes Goiás
P U B L I C I D A D E