Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Enio Medeiros

Baixa procura por vacina contra dengue em Goiânia preocupa autoridades de saúde; das 34 mil doses que a capital goiana recebeu para aplicar em crianças de 10 e 11 anos, apenas 5.148 doses foram aplicadas. Estado já confirmou 13 mortes pela doença

Baixa procura por vacina contra dengue em Goiânia preocupa autoridades de saúde

27/02/2024, às 13:04 · Por Redação

Dez dias após o início da campanha de vacinação contra a dengue em Goiânia, a procura pelo imunizante está abaixo das expectativas e gera preocupações nas autoridades de saúde. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até o último domingo, 25, foram aplicadas apenas 5.148 doses da vacina em crianças de 10 e 11 anos na capital. Desse total, 2.553 doses foram destinadas a crianças de 10 anos, enquanto 2.510 foram administradas em crianças de 11 anos. 

Vale ressaltar que Goiânia conta com 34.234 crianças nessa faixa etária, de acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A SMS destaca que, apesar de ter recebido 34,2 mil doses para a campanha, a procura pela vacina ainda está aquém do necessário. Essa baixa aderência torna-se ainda mais preocupante em um momento em que o estado de Goiás já confirmou 13 mortes pela doença, incluindo a primeira morte registrada em Goiânia, onde a vítima tinha acima de 60 anos.

Anápolis registra o maior número de mortes por dengue no Estado, contabilizando cinco óbitos, conforme os últimos dados da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). Outras cidades que também registraram mortes são Uruaçu (três mortes), Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Cristalina e Goiânia, cada uma com um óbito confirmado.

A SES-GO informa que 68 óbitos suspeitos estão sob investigação do Comitê Estadual de Investigação de Óbito Suspeito por Arboviroses. No total, foram confirmados 24.612 casos da doença em Goiás, com 60.044 notificações. As autoridades de saúde reforçam a importância da vacinação como medida preventiva diante do cenário epidemiológico preocupante. As informações são do portal Mais Goiás.


Saúde Dengue Vacinação QDenga Goiânia Goiás
P U B L I C I D A D E